Extensão, arte e cultura envolvendo gerações

Andreliza Cristina de Souza, André Assmann, Rita de Cássia da Silva Oliveira

Resumo


Este relato de experiência descreve as ações que fizeram parte das atividades culturais da 1ª Prenda Veterana e do 1º Peão Veterano da 2nd Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (2nd RT-MTG-PR, Gestão 2013/2014). Tais ações contemplaram atividades de resgate dos princípios do tradicionalismo gaúcho na cidade de Ponta Grossa-PR, valorizando a trajetória da tradição gaúcha na região dos Campos Gerais, visto que a cidade foi originada pela rota dos tropeiros gaúchos, e também foi berço de entidades da sociedade civil como o MTG-PR e a CBTG (Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas). Nesse sentido, foi realizada durante os anos de 2013 e 2014 o Projeto de Extensão Do passado ao futuro das raízes gaúchas na cultura pontagrossense: a arte tradicionalista envolvendo gerações na Universidade Aberta para a Terceira Idade da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde foram desenvolvidas atividades semanais que envolveram aulas de danças gaúchas, estudo dos aspectos históricos, culturais e folclóricos da região sul do Brasil. Foram também realizadas as Tardes do Causo, que se materializaram em eventos de integração entre os alunos e convidados. O projeto revelou sua importância ao promover situações que estimularam a valorização do idoso como sujeito que participou da história de formação do município. Constatou-se também que muitas das atividades ministradas na disciplina eram situações cotidianas dos idosos em sua família e comunidade que foram vivenciadas em sua infância e/ou juventude. Percebeu-se que a cultura gaúcha faz parte da vida dos alunos que participaram do Projeto e que esta contribuiu para o fortalecimento e valorização da história de um povo. 


Palavras-chave


Cultura Gaúcha. Arte. Extensão.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei n. 10741 de 1 de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso. Brasília, 2003.

BRUM, C. K. O gauchismo e as escolas: a diversidade cultural em questão.Educ. Real., Porto Alegre , v. 38, n. 2, p. 649-667, June 2013

CAMARGO, D. A criança e o folclore: vivência e aprendizado a partir da tradição sulina. In: Congresso Nacional de Educação – Educere, IX, 2009, Curitiba. Anais do IX Congresso Nacional De Educação – Educere. Curitiba: PUC, 2009. p. 8213 – 8224.

OLIVEIRA, R. C. S.; SCORTEGAGNA, P. A.; OLIVEIRA, F. S. O papel da educação e da cultura no empoderamento do idoso. In: IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2014, Porto. Políticas e práticas de administração e avaliação na educação ibero-americana. Recife/Porto: ANPAE, 2014. v. 18. p. 1-15.

SCORTEGAGNA, P. A. Políticas Públicas e a educação para a terceira idade: contornos, controvérsias e possibilidades. 2010. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR. 2010.

PONTA GROSSA, História da Cidade. Disponível em: http://pontagrossa.pr.gov.br/historia Acessado em: 27/04/2015.

ROTA DOS TROPEIROS. Historia e Cultura. Disponível em: http://www.rotadostropeiros.com.br/pagina.php?id=6 Acessado em: 27/04/2015.

WEBER, E. Políticas públicas de fortalecimento cultural do tradicionalismo gaúcho frente à fragmentação do sujeito na globalização. 2010. 177 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade de Santa Cruz do Sul – PR. 2010.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.