Avaliação das limitações para melhoria da qualidade do leite na região de Pirassununga-SP

Alexandre de Azevedo Olival, Andrezza Alves Spexoto, Gustavo Berzuoli Mano, Marcos Veiga dos Santos

Resumo


O objetivo da presente pesquisa foi identificar as principais dificuldades para a adequação dos produtores de leite da microrregião de Pirassununga à Instrução Normativa nº 51. Para isso, foram realizadas 87 entrevistas com produtores de leite dos municípios de Pirassununga, Porto Ferreira, Santa Cruz das Palmeiras e Aguaí, entre Julho e Agosto de 2002, entre um total de 591 produtores. Foram realizadas ainda análises referentes à Contagem de Células Somáticas (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT) do leite de conjunto de todas as propriedades visitadas (uma análise/propriedade). Os resultados demonstram que aproximadamente 21,0% dos produtores da microrregião estariam com valores de CBT superiores aos limites iniciais impostos pela Instrução Normativa nº 51. Com respeito à CCS, 11,1% dos produtores estariam desqualificados, demonstrando que, na região estudada, a qualidade microbiológica é o principal problema relacionado à qualidade do leite. Dentre as principais dificuldades encontradas para a melhoria da qualidade estão a falta de refrigeração do leite nas propriedades (somente 28,5% das propriedades possuíam tanques para resfriar o leite), a falta de conhecimentos específicos sobre aspectos relacionados à qualidade do leite (origem, prejuízos relacionados e medidas preventivas da mastite e contaminação bacteriana do leite) e a falta de fontes de informação aos produtores rurais.

Palavras-chave


Qualidade do leite. Nível de conhecimento. Produtores de leite. Contagem de células somáticas. Contagem bacteriana total. Mastite bovina.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.