Formação de grêmios estudantis em escolas municipais: desafios e possibilidades

Larissa Figueiredo Bulhões, Sophia Miranda de Paula Assis, Alberto Borges Valente Neto, Carolina Terruggi Martinez, Flávia da Silva Ferreira Asbahr

Resumo


Relata-se o trabalho do projeto de extensão “Formação de grêmios estudantis em escolas públicas municipais de Bauru”, realizado por meio da parceria entre o Departamento de Psicologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Bauru-SP, e a Secretaria Municipal de Educação de Bauru-SP (SME). O projeto é realizado com estudantes que cursam o ensino fundamental I e II nas dezesseis escolas do sistema municipal. Por meio da implementação dos grêmios estudantis objetiva-se instrumentalizar os alunos e alunas das escolas participantes no exercício ativo de sua cidadania e, desta forma, contribuir para a construção de gestões escolares democráticas e participativas. O texto delineia o aporte teórico que sustenta o projeto (PARO, 2000; VYGOTSKI, 1995; MARTINS, 2011); sua estrutura de organização; seus pressupostos metodológicos; os passos que delimitam seu percurso anual; e a descrição do processo de intervenção realizado em duas escolas no ano de 2015. Os resultados obtidos apontam para a diversidade de possibilidades e desafios enfrentados nos diferentes contextos institucionais, referentes: à resistência das instituições em abrir espaços de expressão e participação ativa aos(às) estudantes; ao envolvimento do(a) professor(a) tutor(a) com a proposta do projeto; à exigência de acentuada organização e dedicação por parte dos(as) extensionistas no planejamento e coordenação das atividades; ao comprometimento das escolas participantes nos diferentes passos que constituem a legitimidade democrática da eleição e exercício dos grêmios estudantis. Conclui-se que o projeto consiste em um importante avanço para o sistema de ensino municipal e para a extensão universitária, dado que firma o compromisso com a educação pública democrática e de qualidade, além de se configurar em um importante espaço de aprendizagem para os(as) universitários(as) no campo da psicologia escolar.


Palavras-chave


psicologia escolar; gestão democrática; grêmios estudantis;

Texto completo:

PDF

Referências


ASBAHR, F.S.F.; BULHOES, L. F. S. S.; SANTOS, R. R.; ZANINI NETO, A.; ASSIS, S. M. P. Grêmios estudantis e a Psicologia Histórico-Cultural: o exercício da democracia e seu papel no desenvolvimento psíquico. In: Antônio Euzébio Filho. (Org.). Psicologia(s) para além do consultório: reflexões e contextos de atuação. 1ed.Curitiba-PR: Juruá, 2017, v. 01, p. 95-112.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Lei nº 9.394/96 – 24 de dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1998.

BOZHOVICH, L. I. La personalidad y su formación en la edad infantil. Habana: Editorial Pueblo y educación, 1985.

CINCO, R. Cartilha dos grêmios livres. 2014. Disponível em http://renatocinco. com/teste/?p=2147 (acesso em 12/02/2018).

FERNANDES, L.V. O processo grupal como resistência ao sofrimento e ao adoecimento docente: um estudo à luz da perspectiva histórico-dialética. 2015. Tese (doutorado). Universidade de São Paulo, USP-SP, Brasil.

INSTITUTO SOU DA PAZ (org.) Caderno Grêmio em Forma. São Paulo, 2001.

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2011. Tese (livre docência). Universidade Estadual Paulista UNESP-SP, Brasil.

MARTINS, S. T. F. Processo grupal e a questão do poder em Martín-Baró. Psicol. Soc., Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 201-217, Jan. 2003. Disponível em http://www. scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010271822003000100011&lng=en&nrm=iso.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. Boitempo Editorial, 1a ed, pg. 27, 2005.

PARO, V. H. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007. 120 p.

PARO, V. H. Educação para a democracia: o elemento que falta na discussão da qualidade do ensino. Revista Portuguesa de Educação. Braga, v. 13, n. 1, p. 23-38, 2000.

PATTO, M. H. S. A realidade da educação elementar no Brasil: alguns dados e reflexões. Educação em Debate (CESA/UFC), v. 1, p. 31-32, 1998.

PISTRAK, M. M. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

ROCHA, R. O que os olhos não veem. São Paulo: Salamandra, 2012a.

ROCHA, R. O rei que não sabia de nada. São Paulo: Salamandra, 2012b.

ROCHA, R. Nicolau Tinha Uma Ideia. 17. ed. São Paulo: Salamandra, 2013.

SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados, 1984.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Madrid: Machado Libros, 1995, v. 3.

ZONTA, C. ; FANTIN, F. C. B. ; ASBAHR, F.S.F.; MEIRA, M. E. M. ; SANTOS, S. M. P. . Gestão democrática e instrumentos de representação: conselhos escolares e grêmios estudantis. In: Afonso Mancuso de Mesquita; Fernanda Carneiro Bechara Fantin; Flávia da Silva Ferreira Asbahr. (Org.). Currículo Comum para o Ensino Fundamental Municipal. 2ed.:, 2016, v. , p. 263-279.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.