"Musicalizando a Biologia": cantando e encantando através de paródias
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARROS, M. D. M. de; ZANELLA, P. G.; ARAÚJO-JORGE, T. C. de. A música pode ser uma estratégia para o ensino de ciências naturais? Analisando concepções de professores da educação básica. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 81-94, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Matemática. Brasília, DF: MEC, 2002.
CAMPOS, R. S. P.de; CRUZ, A. M. da; ARRUDA, L. B. de S. As paródias no ensino de ciências. In: JORNADA DAS LICENCIATURAS DA USP, 5., SEMANA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS, 9., 2014, São Carlos. Anais... São Carlos: USP, 2014. p. 1 – 5.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2010.
CROWTHER, G. Using science songs to enhance learning: an interdisciplinary approach. CBE Life Sci Educ,. v. 11, n. 1, p. 26-30. 2012.
FONSÊCA, A. V. L; FONSÊCA, K. S. B. Contribuições da literatura de cordel para o ensino da cartografia. Revista Geografia, Londrina, v. 17, n. 2, p. 123-132, 2008.
FORPROEX (FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS). Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012. Disponível em: http://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADticaNacionaldeExtens%C3%A3oUniversit%C3%A1riae-book.pdf . Acesso em: 30 out. 2016.
GALDINO, V. T. A música como ferramenta pedagógica no processo de aprendizagem. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 26, n. 2, p. 258-267, 2015. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/1832/1441 . Acesso em: 29 out. 2016.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: 2011.
LEÃO, M. F.; COSTA, M. M. O. de J.; OLIVEIRA, E. C.; PINO, J. C. D. O desenvolvimento de práticas musicais no ensino da química para a educação de jovens e adultos. Revista Educação, Cultura e Sociedade, Sinop, v. 4, n. 1, p. 75-85, 2014.
MALHEIROS, B. T. Metodologia da pesquisa em educação. São Paulo: LTC, 2011.
MANCHUR, J.; SURIANI, A. L. A; CUNHA, M. C. da. A contribuição de projetos de extensão na formação profissional de graduandos de licenciaturas. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 334-341, jul/dez. 2013.
MENEZES, J. B. F.; PAULA, F. W. S.; PAIXÃO, G. C. Biologia em cordel: quando a literatura e a ciência se encontram em sala de aula. Revista SBENBio, [S.l.], v. 7, p. 2687-98, 2014.
MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
NUNES, A. L. de P. F.; SILVA, M. B. da C. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, Barbacena, v. 4, n. 7, p. 119-133, 2011.
SANTOS, C. M. P. et al. A paródia: uma estratégia educativa para conhecimentos relacionados à saúde. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Taguatinga, v. 19, n. 3, p. 86-98, 2011.
SIMÕES, A. C. O gênero paródia em aulas de língua portuguesa: uma abordagem criativa entre letra e música. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA (SIELP), 2012, Uberlândia. Anais..., Uberlândia: UFU, 2012, v. 2, n. 1, p. 1-15.
PEDROSO, C. V. Jogos didáticos no ensino de Biologia: uma proposta metodológica baseada em módulo didático. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/ educere2009/anais/pdf/2944_1408.pdf Acesso em: 29 Out. 2016.
SILVA, E. S. P. da; PEREIRA, I. B.; MELO, S. M. F. de. O uso da música no Ensino de Biologia: experiências com paródias. In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM ARAPIRACA, 1., SEMINÁRIO DE ESTÁGIO, 7., 2015, Arapiraca. Anais... Arapiraca: universidade Federal de Alagoas, 2015. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/cipar/article/viewFile/1892/1392 . Acesso em: 28 out. 2016.
WERMANN, N. Música – Paródia: uma ferramenta de sucesso no ensino de Química. In: SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 12, 2011, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFRGS, out. 2011. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais /seminarioic/20112/5/5/1/1.pdf. Acesso em: 15 out. 2016.
WINTER, C. K. et al. Food safety education using music parodies authors. Journal of Food Science Education, Champaign, v. 8, n. 3, p. 62-67, 2009.
YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.