Experiência em Simulação Realística na formação em Urgência e Emergência

Calila Oliveira Alves, Ramon Garcia Mendes Vasconcelos, Pábula Oliveira dos Santos, Jéssica Taís Barreto Jorge, Felipe Ruan Miranda de Novais, Nayanne Bulhões Santos Franco

Resumo


Este relato tem por objetivo apresentar as experiências da criação e desenvolvimento de uma simulação realística executada pela Liga Acadêmica de Medicina de Urgência e Emergência da Universidade Federal do Sul da Bahia para acadêmicos dos cursos de saúde do Campus Paulo Freire da instituição. A simulação realística aconteceu posteriormente ao curso de capacitação teórico-prático em urgência e emergência, ambos realizados em dois dias e guiados por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e do Grupamento de Bombeiros Militares de Teixeira de Freitas (BA), com participação de 23 acadêmicos dos cursos de graduação da área da saúde da instituição. Percebeu-se a importância e a necessidade da constante atualização dos conhecimentos. Como dificuldade, destaca-se a relação entre número de participantes e quantidade de materiais. Acredita-se que a experiência durante a simulação realística foi de fundamental importância no que tange a aquisição de habilidades que em momentos posteriores serão executadas, além do uso de conhecimentos prévios e consolidação efetiva da teoria e a troca de experiências. Os impactos alcançados com a execução desta ação contribuem para melhoria da prevenção de agravos e consequente promoção da saúde. A repetição simulada de casos em diversos níveis de gravidade e, também, em cenários de morte,  é uma grande vantagem do método de ensino e a utilização de simulação de alta fidelidade é extremamente relevante na formação em urgência e emergência.

Palavras-chave


Simulação; Treinamento por simulação; Educação Médica; Educação em saúde.

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