Fisioterapia na educação em saúde: aspectos biopsicossociais na atenção à criança

Talita Zotz, Ana Gabriela Beraldo, Leticia Tonial, Rita Malko, Ariani Szkudlarek, Ana Macedo, Rubneide Gallo, Helena Melo

Resumo


A atuação do fisioterapeuta na promoção de saúde da criança está geralmente direcionada à educação em saúde e práticas corporais. Objetivo: Relatar uma experiência prática a respeito de Educação em Saúde, com grupo de alunos da rede municipal de educação infantil abordando de forma lúdica temas relacionados à atuação da Fisioterapia nos “Aspectos Biopsicossociais na Atenção à Saúde da Criança”. Método: A estratégia de educação em saúde na escola teve por objetivo colaborar com a formação de uma consciência mais crítica da criança, que tenha como resultado a aquisição de práticas visando a promoção, manutenção e recuperação da sua saúde e da comunidade que faz parte. Resultados: o tema abordado é de extrema importância, indica-se assim a realização de tais atividades em mais centros de educação infantil, visto que quanto antes iniciada essa abordagem há maior chance de aprendizado e propagação dessas ideias. Conclusão: o tema de educação em saúde e seus aspectos biopsicossociais são de extrema importância na formação acadêmica e pessoal dos alunos do ensino fundamental, por abordarem situações de seu cotidiano e permitir que seja construída uma boa base para gerações futuras.


Palavras-chave


Educação em Saúde;Saúde da Criança;Atenção à Saúde;Fisioterapia;Modalidades de Fisioterapia

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DOI: https://doi.org/10.23901/1670-4605.2020v16p223-234

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