Oficinas pedagógicas: reflexões emergentes da formação docente e vivência extensiohista

Alison Diego Leajanski, Viviane Aparecida Bagio, Denise Puglia Zanon

Resumo


 

OFICINAS PEDAGÓGICAS: REFLEXÕES EMERGENTES DA FORMAÇÃO DOCENTE E VIVÊNCIA EXTENSIONISTA

Na vivência extensionista aqui relatada, desenvolvemos oficinas pedagógicas nas aulas de Geografia em uma classe de 7º ano da Educação Básica. Esse trabalho dedicou-se a evidenciar elementos reflexivos relacionados à formação docente. Como pressupostos teóricos apresentamos uma reflexão sobre a formação de professores e da extensão universitária, além das noções de aprendizagem e planejamento didático, optando pelas oficinas pedagógicas. Metodologicamente, a pesquisa é de cunho qualitativo do tipo exploratória, a qual revelou três categorias predominantes nas narrativas analisadas: organização e planejamento didático da oficina; aula ativa e aprendizagem significativa; contribuição do projeto na formação docente. Os resultados indicaram que ao adotarmos  a estratégia  didática: oficinas  pedagógicas possibilitam  a organização  diferenciada  da aula, em diferentes  momentos, com  fundamento  no enfoque ativo do processo  ensino-aprendizagem, favorecendo  a aprendizagem significativa e contextualizada, não apenas para os alunos da escola básica, como também para os professores envolvidos. À guisa de conclusão, destacamos que o uso de metodologias diversas em suas aulas para trabalhar os conteúdos, pode contribuir para que os estudantes se interessem mais pelas aulas. As oficinas pedagógicas oportunizam o desenvolvimento de diferentes habilidades que os alunos possuem, além de que estes participem ativamente do processo de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


Extensão universitária; Formação de professores; Planejamento didático; Oficinas pedagógicas

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DOI: https://doi.org/10.23901/1670-4605.2020v16p140-156

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