Atividades lúdicas desenvolvidas pela Enfermagem em um hospital materno infantil
Resumo
A estratégia lúdica é um dos mecanismos auxiliadores na questão do ensino e aprendizagem para a criança. O presente estudo objetiva descrever a experiência de acadêmicos na abordagem estratégica de atividades lúdicas em promoção à saúde em pediatria, em um hospital de referência da região metropolitana de Belém do Pará. A metodologia utilizada consiste emrelato de experiência sobre estratégias lúdicas em pediatria, baseado na vivência de acadêmicos de enfermagem, desenvolvido no período de semi-internato do sétimo semestre de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA), atrelado à atividade curricular Pediatria em Enfermagem. A encenação foi um recurso empregado para exibir um conto infantil sobre higiene corporal; a inserção de música foi outro elemento que conferiu dinamismo à proposta; e o meio de fixação da estratégia consistiu na utilização de tecnologias leves, posteriores à encenação: folder e pintura de desenhos sobre o tema. Os resultados demonstraram que,durante a apresentação, a descontração promovida pela performance teatral, entrecortada com a musicalidade expressa pelos personagens, mostrou-se um forte instrumento de fuga da realidade, onde criança e familiares esqueciam momentaneamente a doença. O saber científico, vinculado a elementos simples no cuidar, modifica o contexto pesaroso, facilitando a comunicação e o vínculo de confiança entre profissional e criança.
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PDFReferências
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