Vivências na Rede de Atenção à Saúde Materno e infantil: contribuições do PRÓ-PET-Saúde

Maria Adelane Monteiro da Silva, Viviane Oliveira Mendes Cavalcante, Francisca Allany Araújo Rocha, Leidy Dayanne Paiva de Abreu, Deline Lopes Moraes, Cibelly Aliny Siqueira Lima, Maristela Inês Osawa Vasconcelos, Anna Larissa Moraes Mesquita

Resumo


O Pró-Saúde e o PET-Saúde possuem como pressupostos a consolidação da integração ensino-serviço-comunidade e a educação pelo trabalho, visando a reorientação da formação profissional, a partir das transformações no processo ensino-aprendizagem e de prestação de serviços de saúde à população. Objetivamos descrever as vivências de formação em saúde na Rede de Atenção à Saúde Materno e Infantil de Sobral-CE, a partir da experiência do Pró-Saúde e Pet-Saúde. As vivências ocorreram no período de 2012 a 2014, com ações direcionadas pela política Rede Cegonha. Os envolvidos foram preceptores da Rede e estudantes dos cursos de enfermagem e educação física. Destacamos a participação dos discentes nos serviços de saúde e a prática colaborativa interprofissional nesses espaços, enquanto dispositivo de formação/educação, favorecendo as mudanças nos cursos de graduação em saúde. Consideramos que a educação pelo trabalho é capaz de auxiliar no processo formativo, ampliando o olhar do estudante, preparando-o para atuação no Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave


Educação; Educação continuada; Instituições acadêmicas; Serviços de Integração Docente-Assistencial.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011. Edital nº 24, de 15 de dezembro de Seleção de Projetos de Instituições de Educação Superior. Diário Oficial da União. Brasília; 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Educação permanente entra na roda: pólos de educação permanente em saúde - conceitos e caminhos a percorrer. 2.ed. Brasília, 2005a.

BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde. Pró-Saúde: objetivos, implementação e desenvolvimento potencial. Ministério da Saúde. Brasília, 2007.

BRASIL.Ministério da Saúde. Portaria Interministerial nº 2.101, de 3 de novembro de 2005. Institui o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde - para os cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Odontologia. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2005b.

CECCIM, R. B.; FEUERWERKER, L. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 5, p. 400-10. 2004.

D’AMOUR, D. et al. The conceptual basis for interprofessional collaboration: core concepts and theoretical frameworks. Journal of Interprofessional Care, v. 19, n.2. 2005.

FRANCO, T. B. Health care production and pedagogical output: integration of healthcare system settings in Brazil. Interface, Botucatu, v. 11, n. 23, p. 427-38. 2007.

HADDAD, Q. J.Educación permanente de personal de salud. Washington: OPS; 1994.

HENNEMAN, E. A. et al. Nurse-physician collaboration: a poststructuralist vier. Journal of Advanced Nursing. v. 22. p. 359-63.1995.

MACEDO, C. G. Apresentação. In: ALMEIDA, M.; FEUERWERKER, L.; LLANOS, M. C. A educação dos profissionais de saúde na América latina: teoria e prática de um movimento de mudança. São Paulo: editora Hucitec; 1999.

MITRE, S. M. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, n. sup 2, p. 2133-44. 2008.

NUNES, M. F. et al. A proposta da Educação Permanente em Saúde na formação de cirurgiões-dentistas em DST/HIV/Aids. Interface, Botucatu, v. 12, n. 25, p. 413-20. 2008.

OANDASAN, I. et al.Teamwork in health care: Promoting effective teamwork in health care in Canada – policy synthesis and recommendations. Ottawa: Canadian Health Services Research Foundation. 2006.

POLTON, D. Décentralisation des systèmes de santé: um éclairage international. Revue française des affaires sociales, v. 58, n. 4, p. 267-99. 2004.

SMITH, M. et al. Intra-and interorganizational cooperation: Toward a research agenda. Academy of Management Journal. v. 38, n.1, p. 7-23. 1995.

SOARES, C. H. A. et al. Sistema Saúde Escola de Sobral-CE. Sanare, Sobral, v.7, n.2, p. 7-13, jul./dez. 2008.

SOBRAL. Secretaria Municipal de Saúde. Relatório Anual Projeto Flor do Mandacaru. Sobral (CE): 2015.

SOUSA, F. J. S., et al. Programa Trevo de Quatro Folhas: uma ação efetiva para a redução da mortalidade infantil em Sobral-CE. Sanare, Sobral, v. 11, n.1, p. 60-5. 2012.

TEIXEIRA, C.F.; SOLLA, J. P. Modelo de atenção à saúde: Promoção, Vigilância e saúde da Família. Salvador: Edufba, 2006.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.