Práticas educativas em primeiros socorros: relato de experiência extensionista

Autores

  • Tatiana Victória Carneiro Moura UFPI
  • Açucena Leal de Araújo UFPI
  • Gabriela da Silva Rosa UFPI
  • Jackson Junior Vieira de Castro UFPI
  • Ana Roberta Vilarouca da Silva UFPI

DOI:

https://doi.org/10.23901/1679-4605.2018v14n2p180-187

Palavras-chave:

Práticas educativas. Primeiros Socorros. Ensino médio.

Resumo

A obtenção de conhecimentos acerca da prática de primeiros socorros é imprescindível, principalmente no âmbito escolar, pois assim os estudantes saberão prestar os primeiros cuidados a vítimas de acidentes ou mal súbito, antes da chegada do serviço móvel de urgência ou profissional especializado. O presente estudo busca relatar a experiência de atividades de uma extensão universitária sobre “Oficinas de primeiros socorros com estudantes do ensino médio” desenvolvidas por alunos do curso de Bacharelado em Enfermagem. Esta extensão foi realizada na cidade de Picos-PI, no período de abril de 2015 a maio de 2016. Foram utilizados como ferramentas metodológicas rodas de conversa, objetos demonstrativos, slides, vídeos, dinâmicas e jogos para proporcionar a construção de saberes pertinentes ao assunto. Ao final dos encontros foi notável a satisfação dos estudantes em tomarem conhecimento de práticas que podem estar adotando, contribuindo assim, na proteção à vida, tanto no ambiente escolar, quanto em situações do dia a dia. As ferramentas educativas adotadas foram satisfatórias para adesão dos estudantes à prática de educação em saúde. A exposição de situações eminentes do dia a dia através de rodas de conversa e as dinâmicas/jogos foram cruciais para envolver os estudantes e efetivar a prática extensionista. Com isso, evidenciou-se a importância dessa atividade, pois, através da educação em saúde, os estudantes ampliaram seu conhecimento sobre o assunto, podendo assim, levar esses conhecimentos para suas vivencias diárias.

Biografia do Autor

  • Tatiana Victória Carneiro Moura, UFPI

    Acadêmica de Enfermagem da UFPI.

    Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET)

  • Açucena Leal de Araújo, UFPI

    Acadêmica de Enfermagem da UFPI.

    Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET)

  • Gabriela da Silva Rosa, UFPI

    Acadêmica de Enfermagem da UFPI.

    Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET)

  • Jackson Junior Vieira de Castro, UFPI

    Acadêmico de Enfermagem da UFPI.

    Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET)

  • Ana Roberta Vilarouca da Silva, UFPI

    Enfermeira. Doutora. Docente da graduação em Enfermagem da UFPI e do Mestrado em Ciências e Saúde/UFPI

    Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET)

     

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Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Relatos de experiências extensionistas e artigos de opinião