Responsabilidade Social: Educação como instrumento promotor da doação de órgãos
Resumo
Este artigo é o resultado de um projeto de extensão universitária intitulado “A importância da educação na promoção da doação de órgãos e tecidos”, que foi desenvolvido e executado por acadêmicas do quinto e sexto período e docentes do curso de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE) campus Petrolina, utilizando metodologia participativa. O objetivo foi relatar a experiência das ações educativas realizadas em escolas e espaços públicos, promovendo a discussão e buscando a sensibilização da população sobre o processo que envolve a doação de órgãos e tecidos. A experiência revelou a existência de muitos mitos, ideias preconcebidas e conhecimento insuficiente sobre o assunto, principalmente em relação ao desejo de ser doador ainda em vida e os meios de sua autorização perante os familiares. Após as intervenções, foi possível observar a ampliação dos cenários de reconstrução do pensamento e atitude positiva sobre a importância social da doação de órgãos por meio dos relatos do público alvo.
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