Promoção de saúde bucal para pré-escolares: relato de experiência

Lygia Rostoldo Macedo, Karina Tonini dos Santos Pacheco, Carolina Dutra Degli Esposti, Raquel Baroni de Carvalho, Antonio Carlos Pacheco Filho

Resumo


A saúde bucal é parte fundamental e indissociável da saúde geral. As ações educativas nesse âmbito possibilitam a criação de hábitos e noções de autocuidado, especialmente quando desenvolvidas em ambientes estimuladores, como as escolas. Por isso, a realização de atividades de promoção de saúde bucal durante a infância torna-se essencial. O objetivo do presente estudo foi discutir a importância dos programas educativo-preventivos em saúde bucal para pré-escolares por meio da análise da literatura e apresentação do relato de experiência do projeto de extensão Sorrindo na CRIARTE, realizado em um Centro de Educação Infantil da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) desde 2009, sem interrupções. Cerca de 180 crianças dos turnos matutino e vespertino com idade entre 1 – 6 anos são contempladas mensalmente pelo projeto, com atividades educativas e preventivas, com o objetivo de instruir, motivar e educar a respeito dos cuidados com a saúde bucal. Considerando-se a importância de que as orientações sejam realizadas desde a idade mais precoce, e, idealmente, que a inserção das crianças nos programas de promoção da saúde bucal deve ocorrer nos seis primeiros meses de vida, a metodologia do projeto prevê atenção de forma precoce com o intuito de formar o cidadão para os cuidados com sua saúde. Assim, a educação em saúde torna-se um elemento-chave no desenvolvimento dos programas de promoção da saúde bucal, visto que é o processo pelo qual as crianças constroem seus conhecimentos sobre a importância da saúde bucal, assim como também é promovido o desenvolvimento das habilidades necessárias para que elas possam atingir e manter uma saúde bucal adequada, além de prevenir as doenças bucais que são mais prevalentes nessa população. No decorrer do desenvolvimento do projeto, foi possível observar que a educação em saúde bucal para pré-escolares pode ser mais efetiva quando se utilizam recursos adequados para essa faixa etária e que, embora a maioria das crianças reconheça a importância da higiene bucal, as mesmas não conhecem o papel da dieta para a manutenção da saúde bucal desse grupo. A experiência com o projeto, aliada a dados da literatura pertinente, permitiu concluir que os programas de educação em saúde nas escolas devem ser estimulados e precisam envolver professores, agentes de saúde, pais, cirurgiões-dentistas e demais profissionais da área da saúde, pois o trabalho educativo com crianças na fase pré-escolar é mais produtivo em função da receptividade, o que facilita o processo de ensino-aprendizagem, por incorporar de forma lúdica e espontânea os cuidados com a saúde bucal.

 


Palavras-chave


Promoção de saúde. Saúde bucal. Pré-escolares. Programas educativos.

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