Boas práticas de manipulação de alimentos em municípios paranaenses

Mariluci dos Santos Fortes, Maiara Frigo, Thiago Henrique Bellé, Karina Ramirez Starikoff, Elis Carolina de Souza Fatel

Resumo


A ocorrência de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar vem aumentando de modo significativo em nível mundial, e, muitas vezes, a falta de condições mínimas de higiene durante a preparação torna-se o principal fator contaminante do alimento. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo orientar manipuladores de alimentos sobre Boas Práticas de Manipulação. Os treinamentos ministrados foram planejados conforme a RDC Nº216/2004 e aplicados pelos estudantes de Nutrição e Medicina Veterinária vinculados ao Projeto de Boas Práticas de Manipulação/Fabricação de produtos alimentícios da Universidade Federal da Fronteira Sul, com parceria da Vigilância Sanitária dos municípios de Santa Izabel do Oeste e de Realeza - Paraná. Ao final de cada treinamento, avaliou-se os mesmos por meio de fichas de avaliação entregues para cada participante. Foram realizados um total de 15 treinamentos para diferentes estabelecimentos que abrangeram 177 manipuladores. A partir da análise das fichas, os treinamentos tiveram boa aceitação, pois os participantes avaliaram de forma positiva como foram ministrados e não ocorreram reclamações. O ponto forte dos treinamentos aplicados é que cada participante passa a ser um multiplicador das informações repassadas, e, com isso, o projeto cumpre o papel transformador da extensão universitária. Além disso, os treinamentos integraram de forma indissociável o ensino, a pesquisa e a extensão e proporcionaram aos acadêmicos a realização de atividades que estimulam a busca de soluções, o que é de grande importância para a sua formação.


Palavras-chave


Ensino-pesquisa-extensão. Segurança alimentar. Capacitação.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAHÃO, R. C.; NOGUEIRA, P. A.; MALLUCELI, M. I. C. O comércio clandestino de carne e leite no Brasil e o risco da transmissão da tuberculose bovina e de outras doenças ao homem: um problema de saúde pública. Archives of Veterinary Science, v.10, n.2, p.1-17, 2005.

ALMEIDA, A. C. Determinação dos perigos microbiológicos em carnes bovinas refrigeradas comercializadas em Diamantina. Departamento de Nutrição. Faculdades Federais Integradas de Diamantina, 2004.

ARBACHE, J.; TELLES, V.; SILVA, N. Economia brasileira e gastronomia. In: Araújo W, Tenser C. Gastronomia: cortes e recortes. Brasília: Senac; 2006.

BRASIL. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004. Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

BRASIL. Ministério da saúde. Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmitidas por Alimentos – VE-DTA. Secretaria de Vigilância em Saúde – SVS. Departamento de Vigilância Epidemiológica – DEVIT. 2014.

BRASIL. Manual Integrado de Prevenção e Controle de Doenças Transmitidas Por Alimentos. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde- SVS. 2010.

DIAS, P. A. et al. Qualidade higiênico-sanitária de carne bovina moída e de embutidos frescais comercializados no sul do Rio Grande do Sul, Brasil. Instituto Biológico, São Paulo, v.75, n.3, p.359-363, 2008.

FERREIRA, R. S.; SIMM, E. M. Análise microbiológica da carne moída de um açougue da região central do município de Pará de Minas/MG. Rev. Digital FAPAM, Pará de Minas, n.3, p. 37-61, 2012.

NESTI, M. M.; GOLDBAUM, M. As creches e pré–escolas e as doenças transmissíveis. Jornal de Pediatria. vol. 83. n.4. Porto Alegre. 2007.

OLIVEIRA, T. B.; MAITAN, V. R.; Condições higiênicossanitárias de ambulantes manipuladores de alimentos. Rev. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer, v. 6, n. 9, p.1-14, 2010.

RIBEIRO, S. Gestão e procedimentos para atingir qualidade: ferramentas em Unidades de Alimentação e Nutrição – UANs. São Paulo: Varela, 2005.

STAMFORD, T. L. M. et al. Enterotoxigenicidade de Staphylococcus spp. isolados de leite in natura. Rev. Ciênc Tecnol Aliment. 26(1), 2006.

SUDOESTE ONLINE. Exporeal teve bom número de visitantes. Jornal de Beltrão, 2010. Disponível em: http://sudoesteonline.com.br/belavistadacaroba/notindividual.asp?id=13266. Acesso em: 01 de abril de 2015.

SOUZA, L. H. L. de. A manipulação inadequada dos alimentos: fator de contaminação. São Paulo. Rev. Higiene Alimentar, v. 20, n. 146, p. 32-39, 2006.

VASCONCELOS, V. H. R. Ensaio Sobre a Importância do Treinamento Para Manipuladores de Alimentos nos Serviços de Alimentação Baseada na RDC nº 216/2004. Centro de Excelência em Turismo. Universidade de Brasília. Brasília – DF. 2008.

ZANDONADI, R. P. et al. Atitudes de risco do consumidor em restaurantes de auto-serviço. Rev. Nutr. vol.20, n.1, pp. 19-26, 2007.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.