Educação ambiental em praças públicas: professores e alunos descobrindo o ambiente urbano

Luiz Fernando Rolim de Almeida, Luiz Roberto Hernandes Bicudo, Gilberto Luiz de Azevedo Borges

Resumo


Iniciativas em educação ambiental podem trazer soluções para alguns problemas relativos ao meio ambiente e dessa forma amenizar os prejuízos causados pelo homem. A praça pública assim como outros espaços urbanos podem servir de material para o desenvolvimento de programas de educação ambiental com o envolvimento dos professores, e seus alunos, em especial aqueles das escolas mais próximas às praças públicas. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a participação de professores e alunos do ensino fundamental, bem como incentivar a análise crítica do ambiente urbano. Para tanto se pesquisou amplamente a história do município de Botucatu-SP envolvendo os escritores locais, bem como todo material histórico ainda preservado no Centro Cultural dessa cidade. Foram também investigados trabalhos relacionados às atividades em locais públicos e com abordagem histórica de relevância para a população. Professores e alunos de 4ª e 6ª séries do ensino fundamental foram submetidos às atividades na Praça Rubião Júnior de Botucatu. Os resultados foram avaliados segundo as impressões dos envolvidos.

Palavras-chave


Educação ambiental. Professores. Praça pública. Ambiente urbano.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.