Desenvolvimento infantil e o ambiente institucional – experiência com bebês abrigados

Autores

  • Cristina dos Santos Cardoso de Sá UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Departamento de Ciências do Movimento Humano
  • Andrea Perosa Saigh Jurdi UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo Departamento Saúde, Educação e Sociedade -
  • Sara Del Prete Panciera UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo Departamento Saúde, Educação e Sociedade -

DOI:

https://doi.org/10.23901/1679-4605.2017v13n1p102-111

Palavras-chave:

desenvolvimento infantil, crianças sem lar, abrigo

Resumo

O desenvolvimento infantil não depende exclusivamente da criança, a esse processo estão incorporados aspectos biológicos, relacionais, contextuais e culturais. Nessa perspectiva o ambiente passa a ter importância considerável no processo de desenvolvimento, crescimento e amadurecimento do indivíduo. Esse estudo objetivou relatar a experiência problematizando o acolhimento institucional e a relação do mesmo com o desenvolvimento de bebês. Participaram estudantes dos cursos de fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, nutrição e serviço social, que elaboraram uma proposta de intervenção por meio de oficinas lúdicas em parceria com uma instituição de acolhimento situada no município de Santos partindo do princípio que o brincar é uma área interdisciplinar, assim como, o desenvolvimento infantil.  As oficinas lúdicas ocorreram uma vez por semana, a partir de um processo prévio de análise da instituição, rotina dos bebês e da fase do desenvolvimento em que estavam.  Os resultados revelam a condição do ambiente encontrado e sua relação no cuidado, e o brincar e sua ação

Biografia do Autor

  • Cristina dos Santos Cardoso de Sá, UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Departamento de Ciências do Movimento Humano
    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo (1993), Aprimoramento: Fisioterapia em Neurologia - HCFMUSP (1996), Mestrado (1999) e Doutorado (2007) em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Tem experiência na área de Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria e neuropediatria, paralisia cerebral, plasticidade, fisioterapia, desenvolvimento motor, aprendizado e controle motor.
  • Andrea Perosa Saigh Jurdi, UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo Departamento Saúde, Educação e Sociedade -
    Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo. Mestre e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Especialização em Docência na Saúde pela UFRGS. Professor adjunto do curso de Terapia Ocupacional UNIFESP, coordenadora do Curso de Terapia Ocupacional (2014-2016), vice-coordenadora da Câmara de Graduação do campus Baixada Santista (2014-2016). Credenciada no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (Mestrado) e no Programa de Mestrado ensino em Ciências da Saúde - modalidade profissional. Tem experiência na área de Educação Permanente em Saúde, Educação Inclusiva e Terapia Ocupacional, atuando nos seguintes temas: saúde mental infantil, inclusão escolar, atividade lúdica, desenvolvimento infantil e formação profissiona
  • Sara Del Prete Panciera, UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo Departamento Saúde, Educação e Sociedade -
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2007) e doutorado em Psychologie pela Université Rennes2 (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento

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Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Relatos de experiências extensionistas e artigos de opinião