Formação de multiplicadores na área de saúde pública e higiene de alimentos

Camila Baltazar, Thaís Pagni correa, Ivan Bergonsini Fernandes, Ricardo Augusto Dias, Fernando Ferreira, Sônia Regina Pinheiro

Resumo


O projeto teve início com a investigação de temas relacionados a zoonoses e higiene alimentar que algumas escolas municipais desejavam abordar com seus alunos. Através de inquéritos iniciais foram definidos os temas mais carentes e elaborados materiais didáticos os quais foram trabalhados em seminários com os professores das referidas escolas. O objetivo de treinar esses professores públicos foi o de estabelecer uma ligação entre a universidade e a população. Os professores com os conhecimentos adquiridos passariam a atuar como multiplicadores de informações repassando aos seus alunos informações importantes e completas sobre temas como raiva, toxocaríase, escabiose, leptospirose, leishmaniose, toxoplasmose, higiene de alimentos e posse responsável dos animais domésticos. Após o treinamento, um segundo questionário foi aplicado para a avaliação dos resultados permitindo verificar que houve mudança significativa e positiva no conhecimento dos professores e alunos já que na etapa seguinte, este material foi trabalhado nas classes acompanhado de um questionário aplicado antes e depois da referida aula. Foi possível observar também que os temas mais solicitados pelos professores foram higiene alimentar e posse responsável de animais domésticos e que os temas menos solicitados foram raiva e leishmaniose. No período de seis meses foram trabalhados oito grupos de professores de seis escolas municipais diferentes e três grupos de estudantes de uma escola municipal. Como resultado positivo considerou-se a grande aceitação do trabalho por parte das coordenações pedagógicas das escolas, comprovando-se, assim, a necessidade e utilidade de se estabelecer uma ligação entre a universidade (fonte de pesquisa e novos conhecimentos) e professores do ensino fundamental que podem trabalhar como multiplicadores junto à comunidade que já tem tantos problemas a solucionar.

Palavras-chave


Formação de educadores. Educação em saúde. Zoonoses. Ensino fundamental.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.