Software de acesso biométrico para sistema de moeda social virtual
Resumo
Atualmente em todo mundo existem vários clubes de trocas onde grupos de pessoas trocam entre si produtos e serviços de forma recíproca e amigável. Para que se mantenham as características do grupo e as trocas sejam realizadas dentro dele, com há a possibilidade de inserção de uma moeda local sem a finalidade de obtenção de lucros por terceiros. Partindo deste princípio e visando facilitar este sistema de valorização de produtos e serviços para comunidades mais carentes, neste projeto foi desenvolvido um software de acesso biométrico de fácil usabilidade e baixo custo de recursos computacionais para implantação e gerenciamento de um sistema de moeda social virtual voltado principalmente às comunidades locais com a finalidade de proporcionar a inclusão social e o desenvolvimento regional. O desenvolvimento de um sistema computacional biométrico, mediante controle de acesso por validação de reconhecimento facial, torna mais rápido e menos onerosa a implantação de um sistema de moeda local tendo em vista que não há a necessidade de impressão de cédulas ou cartões magnéticos que podem se tornar mais onerosos e nem sempre são fáceis de obter. Com o software desenvolvido, os testes iniciais mostraram resultados positivos, pois além da segurança do acesso ao sistema o produto exige equipamentos de custo acessível a qualquer comerciante e/ou comunidade que almeje criar um sistema de moeda social.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFRevista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.