O saber sexual na adolescência
Resumo
Objetivo: investigar o conhecimento dos estudantes do ensino fundamental a respeito das doenças sexualmente transmissíveis (DST) e a prevenção da gravidez indesejada, antes e depois do desenvolvimento de oficinas de trabalho. Métodos: trata-se de uma atividade de extensão na qual foram realizados encontros semanais com 25 adolescentes ingressos no ensino fundamental em uma escola pública, no município de Uberaba-MG. Foi aplicado um questionário para avaliação dos conhecimentos dos alunos no primeiro (pré-teste) e no último (pós-teste) dia de realização das atividades, no intuito de comparar a eficácia das oficinas de trabalho. Resultados: O uso de oficinas em sala de aula com adolescentes, nos permitiu realizar uma intervenção psicológica. Diante das atividades lúdicas propostas e com a aplicação de um pré e pós-teste, foi possível perceber um crescimento intelectual e pessoal desses adolescentes. Conclusão:a aplicação do questionário possibilitou comprovar a eficácia das oficinas realizadas, uma vez que as questões respondidas de forma incorreta no momento do pré-teste, apresentaram um melhor resultado no pós-teste. Portanto, a comparação dos dois questionários revela uma absorção das informações e esclarecimento das dúvidas ao término das atividades realizadas.
Palavras-chave
Adolescentes; Sexualidade; Doenças Sexualmente Transmissíveis
Texto completo:
PDFRevista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.