Câncer de boca: ação educativa centrada na capacitação para o autoexame

Maxwell Arouca Silva, Josielle Ramires Souza, Márcio Gomes Oliveira, Danielle Albuquerque Pires Rocha

Resumo


O câncer de boca é um processo patológico que acomete os tecidos orais e está relacionada principalmente ao consumo de tabaco e exposição à radiação solar. A interferência nos processos mastigatório, gustativo e na estética bucal devido à natureza desfigurante do tratamento, são aspectos importantes na diminuição da qualidade de vida das pessoas que são acometidas pela doença. A boca, no entanto, é uma das poucas cavidades corporais de fácil acesso à inspeção e palpação, de forma que o autoexame realizado pelo paciente e as consultas periódicas ao cirurgião-dentista são fatores importantes para o diagnóstico precoce da doença. O presente projeto de extensão chamou-se “Câncer de boca: você já fez seu autoexame hoje?” e teve como objetivo instruir usuários e agentes comunitários de saúde da atenção básica do sistema de saúde do município de Coari, Amazonas, sobre a importância da prática do autoexame de boca. As 11 Unidades Básicas de Saúde do município foram visitadas regularmente durante 9 meses e foram feitas palestras e treinamentos utilizando um macromodelo de boca, data-show, banner, folders e espelho para ensino e treino da prática do autoexame. O projeto alcançou cerca de 950 pessoas, com média de participação de 10 a 15 pessoas por apresentação, totalizando cerca de 72 encontros no final do projeto. A maioria das pessoas relatou nunca ter ouvido falar sobre esse tipo de câncer, mas mostraram bastante interesse no assunto e participaram ativamente da prática do autoexame na frente do espelho. Consideramos que, apesar de o Brasil não ter uma política nacional organizada para o combate ao câncer de boca, ações pontuais e regionalizadas têm sido realizadas sobre o tema havendo boa aceitação da população. Dessa forma, a extensão universitária pode ser uma boa estratégia de educação não formal para a prevenção desta doença, compartilhando assim o saber científico com a comunidade e atuando como agente de transformação social.

Palavras-chave


Câncer de boca. Autoexame. Coari. Amazonas

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, F.C.S. et al. Popularização do autoexame da boca: um exemplo de educação não formal – Parte II. Ciência & Saúde Coletiva, v.16, p.1589-1598, 2011.

BIANCONI, M.L.; CARUSO, F. Educação não-formal. Ciência e Cultura. v.4, p.20-23, 2005.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS). INSTITUTO NACIONAL DO CANCER (INCA). Coordenação de Programas de Controle de Câncer (Pro-onco). Câncer de boca. Manual de detecção de lesões suspeitas. Ministério da Saúde, 1 ed., 53p, 1992.

BRASIL. MINISTERIO DA SAÚDE (MS). INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (INCA). Falando sobre o câncer de Boca. Rio de Janeiro: INCA, 2008.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. São Paulo Perspec, v.14, n.2, p.3-11, 2000.

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (INCA). Estimativas para 2014. Incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro, INCA, 2014. Disponível em: http:www.inca.gov.br. Acesso em: 18 de janeiro de 2015.

LANDIS, H.S. et al. Cancer statistics. CA Cancer J Clin, v.49, n.1, p.8-31, 1999.

LEMOS JR, C.A. et al. Câncer de boca baseado em evidências científicas. Rev Assoc Paul Cir Dent, v. 67, n.3, p.178-186, 2013.

NEVILLE, B.W.; DAMM, D.D. Patologia Oral e Maxillofacial. Elsevier: Rio de Janeiro, 2016.

OLIVEIRA, J.M.B. et al. Câncer de Boca: Avaliação do Conhecimento de Acadêmicos de Odontologia e Enfermagem quanto aos Fatores de Risco e Procedimentos de Diagnóstico. Rev Bras Cancerol, v.59, n.2, p.211-218, 2013.

PIRES, F.R. et al. Oral squamous cell carcinoma: clinicopathological features from 346 cases from a single oral pathology service during an 8-year period. J Appl Oral Sci, v.21,n.5, p.460- 467, 2013.

PORCARO-SALLES, J.M. Câncer de boca: uma visão multidisciplinar. 1ed. Belo Horizonte: Coopmed; 2007. p. 1-322.

SILVERMAN Jr, S.; SUGERMAN, P.B. Oral premalignancies and squamous cell carcinoma. Clin Dermatol, v.18, n.5, p.536-538, 2000.

SCHEIDT, J.H.G. et al. Characteristics of oral squamous cell carcinoma in users or non users of tobacco and alcohol. Rev Odonto Cienc, v. 27, n.1, p.69-73, 2012.

SOARES, H.A. Manual de câncer bucal. São Paulo: Conselho Regional de Odontologia. 67p, 2005.

SOUZA, L.R.B. et al. Conhecimento acerca do Câncer Bucal e Atitudes frente à sua Etiologia e Prevenção em um Grupo de Horticultores de Teresina (PI). Rev Bras Cancerol, v.58, n.1, p.31-39, 2012.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.