Educação para a conscientização sobre animais domésticos e silvestres

Querina Ramos de Góes, Beatriz Wardzinski Barbosa, Josiane Martins Flores, Rosângela Silva Gonçalves Nunes, Mirla Andrade Weber

Resumo


A convivência entre o ser humano e os animais, estabelecida há milhares de anos, trouxe inúmeros benefícios, porém, também resultou em problemas graves visíveis nos dias atuais, como a diversidades de animais silvestres ameaçados de extinção e a superpopulação de animais domésticos abandonados nas ruas, que ocasiona riscos à saúde pública, à área social e à área econômica. O objetivo desse trabalho foi buscar uma conscientização e sensibilização de alunos do quinto ano de uma escola municipal sobre a responsabilidade da guarda de um animal doméstico, enfatizando a necessidade de boas condições de abrigo, alimentação e saúde, e também sobre a importância de proteger e conservar os animais silvestres para evitar que várias espécies sejam extintas na natureza. O presente trabalho foi executado por um grupo de discentes da Universidade Federal do Pampa – Campus São Gabriel, a cada duas semanas, na turma de quinto ano de uma escola pública municipal em São Gabriel, Rio Grande do Sul. Durante os meses de junho e julho do ano de 2015 foram apresentadas três palestras intituladas: “Primeiros socorros com animais domésticos”, “Cuidados com animais domésticos” e “A importância dos animais silvestres”, respectivamente. No mês de junho, anteriormente à apresentação das palestras, foi aplicado um questionário com 15 questões de múltipla escolha sobre cuidados com animais domésticos. Após a segunda palestra o mesmo questionário foi aplicado de forma oral. No mês de agosto, o questionário foi aplicado novamente. No mês de setembro aplicou-se um questionário com 10 questões de múltipla escolha sobre animais silvestres em extinção. Todos os questionários foram respondidos por um total de 12 alunos, de forma voluntária e sem identificação. Durante a apresentação das palestras percebeu-se grande interesse e participação dos alunos, pelos assuntos abordados. Os resultados dos questionários sobre cuidados com animais apresentaram uma média de 63% de acertos quando aplicados antes das palestras, 100% de acertos quando aplicados oralmente logo após a segunda palestra e 70% quando aplicados no mês de agosto. No questionário sobre animais silvestres, os alunos obtiveram uma média de 59% de acertos nas 10 questões. Em ambos os questionários percebeu-se grande dificuldade alunos em algumas questões, e, considerando que o assunto foi bem aceito por todos, pretende-se dar continuidade ao trabalho, buscando novas metodologias, para que se consiga um maior aprendizado dos alunos, resultando em uma mudança de pensamentos, uma maior conscientização e uma maior responsabilidade com os animais e com o meio ambiente.

Palavras-chave


Educação ambiental; Extensão; Guarda responsável; Extinção

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, F.; LABARTHE, N. V.; PAIVA, J. P. Divulgação dos princípios da guarda responsável: uma vertente possível no trabalho de pesquisa a campo. Revista Eletrônica Novo Enfoque, Rio de Janeiro, v. 9, n. 9, p. 64-86, 2010.

ALVES A. J. S. et al. Abandono de cães na América Latina: revisão de literatura. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 34–41, 2013.

BENTUBO, H. D. L. et al. Expectativa de vida e causas de morte em cães na área metropolitana de São Paulo (Brasil). Ciência Rural, Santa Maria, v. 37, n. 4, p. 1021-1026, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação; Ministério do Meio Ambiente. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 28 abr. 1999. p. 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br /ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 24 janeiro 2015.

BRASIL - Ministério do Meio Ambiente. Livro vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção. Brasília: Ministério do Meio Ambiente; Belo Horizonte: Fundação Biodiversitas, 2008. (Biodiversidade; 19).

CAMPOS, L. M. L.; BORTOLOTO, T. M.; FELÍCIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Cadernos dos Núcleos de Ensino, São Paulo, p. 35-48, 2003.

DINIZ, E. M.; TOMAZELLO, M. G. C. Crenças e concepções de alunos do ensino médio sobre biodiversidade: um estudo de caso. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5. Associação brasileira de pesquisa em educação em Ciências. Atas do Venpec, v. 5, 2005.

FIGHERA, R. A. et al. Causas de morte e razões para eutanásia de cães da Mesorregião do Centro Ocidental Rio-Grandense. Pesquisa Veterinária Brasileira, Rio de Janeiro, v. 28, n. 4, p. 223-230, 2008.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

ICMBIO - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Lista das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. Brasília: ICMBIO, 2014. Disponível em: www.icmbio.gov.br. Acesso em: 6 fev. 2016.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE Cidades: São Gabriel. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. Disponível em: http://www.cidades.ibge.gov.br /xtras/perfil.php?lang=&codmun=431830&search=riograndedo-sul|saogabriel|infograficos:-informacoes-completas. Acesso em: 05 janeiro 2016.

LIMA A. F. M.; LUNA S. P. L. Algumas causas e consequências da superpopulação canina e felina: acaso ou descaso?. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP São Paulo, v. 10, n. 1, p. 32–38, 2012.

MARQUES, A. A. B. et al.Lista das espécies da fauna ameaçadas de extinção no Rio Grande do Sul. Decreto nº 41.672, de 11 de junho de 2002. Porto Alegre: FZB/MCTPUCRS/PANGEA, 2002. 52 p. (Publicações Avulsas FZB, 11).

ROOS, A. A biodiversidade e a extinção da espécies. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria,v. 7, n. 7, p. 1494-1499, mar./ago. 2012.

SÃO GABRIEL (RS). Prefeitura Municipal de São Gabriel. 2016. Disponível em: http://www.saogabriel.rs.gov.br. Acesso em: 2 jan.. 2016.

SEMA – Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Lista da fauna ameaçada de extinção no RS. 2014. Disponível em: http://www.sema.rs.gov.br. Acesso em: 06 fevereiro 2016.

SOTO, F. R. M. et al. Avaliação de experiência com programa educativo de posse responsável em cães e gatos em escolas públicas de ensino fundamental da zona rural do município de Ibiúna, SP, Brasil. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 11-21, 2006.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Ridendo Castigat Mores, 2001.

WHO; FAO. Groupe mixte OMS/FAO d’experts en zoonoses. Rapport sur la première session. Org.mond.Santé: Ser.Rapp.techn. 40. Genève, 1951.

WHO; WSPA. World Health Organization; World Society for the Protection of Animals. Guidelines for dog population management. Geneva, 1990. 116p.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.