Monitoria acadêmica e metodologia da problematização: relato de experiência

Aluísio Ferreira Celestino Júnior, Eliseth Costa Oliveira de Matos, Erlon Gabriel Rego de Andrade, Rosane Vieira Lobato, Sara Maria da Costa Negrão, Núbia Caroline Carvalho Rego

Resumo


A monitoria acadêmica constitui-se ferramenta facilitadora para o desenvolvimento da aprendizagem. Permite melhor correlação entre teoria e prática, potencializando a construção do conhecimento e favorecendo a criação de um espaço onde o aluno possa criar, questionar, praticar e revisar conteúdos e processos trabalhados. Este estudo teve a finalidade de relatar a vivência de acadêmicos-monitores de enfermagem, durante o desenvolvimento de Atividades Integradas em Saúde-AIS de um curso de Graduação em Enfermagem em uma Universidade Pública na Amazônia. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência e elaborado a partir da vivência de quatro monitores discentes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará e dois docentes durante o período de fevereiro de 2014 a dezembro de 2015. Neste período, um número vasto de experiências compôs o processo ensino-aprendizagem, evidenciando o quão relevante é a participação do monitor para efetivação e bom andamento de todas as etapas. O papel dos monitores revelou-se cada vez mais fundamental nas experiências adquiridas pelos discentes mostrando-se relevante na condução/orientação dos alunos no decorrer das fases de todo processo norteado pela metodologia da Problematização através do Arco de Maguerez.

Palavras-chave


Monitoria. Metodologia. Ensino

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.