Consolidação da RCE

Maria Candida Soares Del-Masso, Eduardo Galhardo, Angela Cristina Cilense Zuanon, José Arnaldo Frutuoso Roveda

Resumo


A Revista Ciência em Extensão (RCE) desde seu primeiro fascículo em 2004 e mais fortemente a partir de 2007 quando passou a utilizar a versão eletrônica com o uso da plataforma SEER – Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas, customizada pelo IBICT a partir do Open Journal System (OJS), demonstrou ser forte veículo de divulgação de ações, estudos e pesquisas em Extensão Universitária.

Com a consolidação da RCE como veículo de divulgação científica da produção em Extensão Universitária e considerando sua reestruturação (a partir de 2007), as publicações passaram a ser acessadas em nível nacional e internacional, possibilitando que profissionais e/ou pesquisadores publicassem seus estudos nesta revista. Com dados de 20 de dezembro do corrente ano identificamos a submissão de 106 artigos contando com 726 novos usuários cadastrados entre leitores, autores e novos avaliadores ad hoc. Atualmente temos 36 artigos aceitos e em edição, 54 artigos em avaliação e 24 trabalhos entre recém-submetidos e ainda não designados devido alguma pendência formal por parte dos autores.

Desde a implantação da versão eletrônica da RCE, o relatório de acessos no sistema possibilita visualizar dados estatísticos que demonstram a pujança da revista na dimensão da Extensão Universitária. Até vinte de dezembro de 2015 a RCE teve 856.727 acessos sendo 788.228 visualizações dos arquivos disponibilizados em pdf. Em relação ao ultimo número da revista publicado em agosto de 2015, detectamos no período de agosto a dezembro de 2015 2.489 visualizações dos artigos e resumos.

A análise dos dados de tráfego no Portal da Revista, realizada no Google Analytics no período de 01/01/2015 a 20/12/2015, indicou que a RCE recebeu 56.966 visualizações de páginas de 46.988 visitantes de 66 países, com análise de cobertura regional - Brasil 96% das visitas (54.504) de 912 cidades. As principais fontes de acesso à revista foram mediante buscas 67,08% sendo distribuídos nos seguintes sistemas no Google (br) (50%), Google (int.) (0,6%) e Google (pt) (0,7%), no Google acadêmico (br) (36%), no Google acadêmico (int. e pt) (1,4%), unesp (2,4%), nos periódicos capes (2,6%), cultura acadêmica (1%) e em outros sites de busca (5,3%). Esses relatórios de acesso indicam a importância da RCE no cenário nacional e habilitando sua submissão para análise e possível inclusão na base SCIELO, pois a revista encontra-se plenamente consolidada como espaço de divulgação das atividades extensionistas desenvolvidas por diferentes Instituições de Ensino Superior do país.

Neste terceiro número de 2015, com a publicação ainda quadrimestral, temos 5 artigos científicos e 7 relatos de experiências perfazendo o total de 12 publicações sendo 3 (25%) delas advindas de diferentes Unidades Universitárias da UNESP e as demais (75%) de outras universidades brasileiras. Interessante ressaltar que do grupo de 9 publicações externas à UNESP, apenas 1 delas é de instituição do Estado de São Paulo (USP-Ribeirão Preto) e as 8 demais de outros estados brasileiros, sugerindo a abrangência territorial e conhecimento da RCE por profissionais, pesquisadores extensionistas, marcando a forte presença da Extensão Universitária em ações e projetos dirigidos aos diferentes meios acadêmicos e socioculturais.


Palavras-chave


Extensão Universitária. Divulgação científica. Publicação em extensão.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.