Carta ao leitor

Mariângela Spotti Lopes Fujita

Resumo


CARTA AO LEITOR

Nessa oportunidade consideramos importante abordarmos as diretrizes da extensão universitária conforme Política Nacional de Extensão de 2012 expressas em cinco eixos principais: Impacto e transformação social; Interação dialógica, Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade; Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; e Impacto na formação do estudante. Essas diretrizes representam a essência da extensão universitária e desde a publicação da Política Nacional de Extensão Universitária vem balizando a atuação do Fórum de Pró-Reitores de Extensão Universitária - FORPROEX e das Instituições signatárias no Brasil. Observa-se que tais diretrizes são influenciadas pelo contexto social, político, econômico e educacional do Brasil e do mundo.

O primeiro eixo diz respeito à ação transformadora que a Universidade deverá realizar em sua atuação voltada aos interesses e necessidades da maioria da população. A interação dialógica busca realizar uma ação de “mão dupla”, ou seja da Universidade para a sociedade e da sociedade para a universidade em uma contínua troca de saberes sem imposição de saberes que não tenham sido discutidos. Na interdisciplinaridade e interprofissionalidade é preciso superar essa dicotomia pela interação entre modelos, conceitos e metodologias de várias disciplinas e áreas de conhecimentos, do lado da interdisciplinaridade, com a perspectiva da interprofissionalidade na promoção de alianças intersetoriais, inteorganizacionais e interprofissionais. O eixo de indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão fortalece a dimensão acadêmica da extensão ao buscar vinculação das ações de extensão ao processo de formação de pessoas (ensino) e de geração de conhecimento (pesquisa). O impacto na formação do estudante sustenta a participação dos estudantes nas ações de extensão e, para isso, preconiza a flexibilização curricular que permita a integralização dos créditos obtidos nas ações de extensão.

Os cinco eixos que embasam as diretrizes são integrados entre si tendo em vista que sem a interação dialógica é difícil o alcance de impacto e transformação social e, por sua vez, a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão é o suporte que proporciona condições efetivas para realização das ações de extensão as quais o estudante poderá integralizar como créditos curriculares e fazer a diferença em sua formação. Por outro lado, somente as perspectivas interdisciplinares e interprofissionais podem superar a resolução de problemas complexos da realidade que dependem de conhecimentos de várias áreas e da integração de vários setores ou organizações.

Entendemos que os desafios apresentados nos artigos deste fascículo fazem parte dos cinco eixos das diretrizes da Política Nacional de Extensão. Cabe à você, leitor, observar em que medida os conteúdos dos artigos demonstram a integração dessas diretrizes.

Mariângela Spotti Lopes Fujita

Pró-Reitora de Extensão Universitária da UNESP


Palavras-chave


Extensão Universitária; Divulgação científica; Publicação em extensão

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.