Atividades lúdicas como estratégia de educação em saúde com idosos

Renata Souza Cyrino, Lorrayne Emanuela Duarte da Silva, Marise Ramos de Souza, Cristiane José Borges, Lara Thaiane Souza Pereira

Resumo


O presente estudo foi fruto de uma atividade extensionista na área da enfermagem gerontológica. Portanto, este tem como objetivo relatar a experiência do Grupo do Programa de Educação Tutorial Enfermagem da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí, na utilização de atividades lúdicas como estratégia de educação em saúde e integração social com idosos. A intervenção foi realizada em duas etapas. A primeira consistiu-se na revisão da literatura, planejamento e confecção do material didático. A segunda etapa foi à implementação da ação junto aos idosos, por meio de tecnologias ativas.  Foram realizados 04 encontros, no decorrer do ano de 2013, com os idosos residentes em uma instituição sem fins lucrativos. A análise da dinâmica grupal permitiu observar uma excelente integração entre os próprios idosos e destes com a equipe promotora da ação. A atividade despertou o interesse dos participantes, os quais expressaram por meio de questionamentos e relatos de vivências pessoais. Promover a educação em saúde para idosos com a utilização de atividades lúdicas foi um desafio, portanto, os resultados foram considerados positivos, pois propiciou uma ativa participação dos idosos fazendo com que os mesmos tornassem co-responsáveis pelo processo saúde-doença. Neste sentido, acredita-se que este tipo de estratégia favorece a aprendizagem significativa e a interação social, além de favorecer a manutenção do estado cognitivo e funcional da pessoa idosa.


Palavras-chave


Educação em saúde; Saúde do idoso; Enfermagem geriátrica; Integração comunitária

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, T. P. et al. Projeto conviver: estímulo à convivência entre idosos do Catete, Ouro Preto, MG. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, supl. 1, p. 81-85, 2012. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2015.

BANCO MUNDIAL. Envelhecendo em um Brasil mais velho: implicações do envelhecimento populacional para o crescimento econômico, a redução da pobreza, as finanças públicas e a prestação de serviços. Washington: The World Bank, 2011.

BUDÓ, M. L. D. et al. Redes sociais e participação em uma comunidade referenciada a uma Unidade de Saúde da Família. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 31, n. 4, p. 753-760, 2010. Disponível em: . Acesso em: 22 jul. 2015.

COSCRATO, G. C.; PINA, J. C.; MELLO, D. F. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 257-263, 2010. Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2015.

FEIJÃO, A. R.; GALVÃO, M. T. G. Ações de educação em saúde na atenção primária: revelando métodos, técnicas e bases teóricas. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 41-49, 2007. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2015.

FERNANDES, M. T. O.; SOARES, S. M. O. O. Desenvolvimento de políticas públicas de atenção ao idoso no Brasil. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 46, n. 6, p. 1-9, 2012. Disponível em: . Acesso em: 17 jul. 2015.

FISBERG, R. M. et al. Ingestão inadequada de nutrientes na população de idosos do Brasil: Inquérito Nacional de Alimentação 2008-2009. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 47, supl. 1, p. 222-230, 2013. Disponível em: . Acesso em: 03 jul. 2015.

FLEURÍ, A. C. P. et al. Atividades lúdicas com idosos institucionalizados. Enfermagem Revista, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, p. 50-57, 2013. Disponível em: . Acesso em: 06 jul. 2015.

MAFRA, S. C. T. A tarefa do cuidar e as expectativas sociais diante de um envelhecimento demográfico: a importância de ressignificar o papel da família. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 353-364, 2011. Disponível em: . Acesso em: 07 jul. 2015.

MARIN, M. J. S.; ANGERAMI, E. L. S. Idoso: dos cuidados de enfermagem à alta hospitalar. Petrópolis: EPUB, 2008.

MARTINS, J. J. et al. Educação em saúde como suporte para a qualidade de vida de grupos da terceira idade. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 443-456, 2007. Disponível em: . Acesso em: 01 ago. 2015.

MENESES, D. L. P. et al. A dupla face da velhice: o olhar de idosos sobre o processo de envelhecimento. Enfermagem em Foco, Brasília, v. 4, n. 1, p. 15-18, 2013. Disponível em: . Acesso em: 08 jul. 2015.

MOTA, K. A. M. B.; MUNARI, D. B. Um olhar para a dinâmica do coordenador de grupos. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 8, n. 1, p. 150-161, 2006. Disponível em: . Acesso em: 02 ago. 2015.

MOURA, A. A. D.; NOGUEIRA, M. S. Enfermagem e educação em saúde de hipertensos: revisão da literatura. Journal of Management and Primary Health Care, Recife, v. 4, n. 1, p. 36-41, 2013. Disponível em: . Acesso em: 03 jul. 2015.

OLIVEIRA, K. C. S.; ZANETTI, M. L. Conhecimento e atitude de usuários com diabetes mellitus em um serviço de atenção básica à saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 45, n. 4, p. 862-868, 2011. Disponível em: . Acesso em: 04 jul. 2015.

PINHEIRO, S. B.; GOMES, M. L. Efeitos das atividades lúdicas no idoso com alteração do cognitivo leve. Revista Pesquisa em Fisioterapia, Salvador, v. 4, n. 1, p. 71-77, 2014. Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2015.

SOUZA, R. A. et al. Vulnerabilidade de famílias de idosos assistidos pela Estratégia Saúde da Família. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 68, n. 2, p. 244-252, 2015. Disponível em: . Acesso em: 02 ago. 2015.

VERAS, R. P. Experiências e tendências internacionais de modelos de cuidado para com o idoso. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 231-238, 2012. Disponível em:

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global health and ageing. Geneva: WHO, US National Institute of Aging, 2011.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.