Atuação da música no desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes

Denise Finger, Angélica Zanettini, Ângela Urio, Vanilla Eloá Franceschi, Jeane Barros de Souza, Fabiana Brum Haag, Daniel José da Silva

Resumo


A música caracteriza-se por seus inúmeros benefícios ao ser humano, tanto no âmbito físico, como espiritual, psicológico e ético, sendo utilizada como uma ferramenta para promover saúde e bem estar, inclusive, as letras e composições tornam-se essenciais nesse processo. Neste sentido, nasceu o projeto de extensão “Promovendo a saúde da criança e do adolescente através da música”, desenvolvido pelo curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS, em parceria com uma escola pública, no município de Chapecó-SC. Durante o desenvolvimento do projeto, surgiu o Coral Encanto, composto por aproximadamente 45 crianças e adolescentes, com realização de diversas ações em prol da saúde dos envolvidos. Este artigo tem como objetivo compartilhar uma das experiências do Coral Encanto, ao abordar a letra de canções do próprio repertório, com o intuito de desenvolver atividades educativas e reflexivas em saúde com crianças e adolescentes, estimulando o uso da música como uma ferramenta de promoção da saúde na infância e na adolescência.Para tanto, foi realizada uma atividade envolvendo os coralistas e abordando a letra da música “Sementes do Amanhã”, de Gonzaguinha. Inicialmente os participantes foram divididos em quatro pequenos grupos, de acordo com a cor do bonequinho que receberam na chegada, sendo que cada equipe recebeu versos diferentes da mesma música, os quais foram previamente escolhidos, sendo: “Fé na vida, fé no homem, fé no que virá”; “Nós podemos tudo, nós podemos mais”; “Não pare de sonhar”; e “ Sementes do amanhã”. Assim, cada grupo passou a discutir sobre as frases da canção e os participantes puderam expressar suas reflexões, sentimentos e vivências em cartaz de papel, fazendo uso de colagem, recortes de revistas, desenhos e palavras, desenvolvendo a criatividade. Posteriormente, cada grupo compartilhou suas reflexões com o grande grupo, apresentando seu cartaz, finalizando este momento cantando todos juntos a canção “Sementes do Amanhã”. Constatou-se os benefícios da música no desenvolvimento e na saúde das crianças e adolescentes, bem como, o grande potencial que esse público possui em  relacionar a letra da música com sua vida pessoal, observando também que a música estimulou-os a expressar seus sonhos e experiências vividas, além de ampliar seus horizontes como cidadãos e auxiliando-os a melhor expressar a letra das músicas nas apresentações, compreendo o verdadeiro sentido das mesmas. Para as acadêmicas de enfermagem envolvidas, percebeu-se quão verdadeiras as crianças e adolescentes são quanto aos seus sentimentos, bem como, evidenciou-se a importância da criatividade e inovação para atrair o interesse destes em cada atividade do coral.


Palavras-chave


saúde, música, crianças, adolescentes

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, T. C. et al. Uso da música nos diversos cenários do cuidado: revisão integrativa. Revista Baiana de Enfermagem: Salvador, v. 28, n. 1, p. 96-106, 2014. Disponível em: Acesso em: 20 maio 2015.

CARMINATTI, J. S.; KRUG, J. S. A prática do canto coral e o desenvolvimento de habilidades sociais. Pensamiento Psicológico, Santiago de Cali, v. 7, n. 14, p. 81-96, 2010. Disponível em: . Acesso em: 2 ago 2015.

CARVALHO, S. C. Terapia da música e do som em crianças com necessidades educativas especiais. 2011. 180 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Católica Portuguesa, Braga, 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2015.

FREIRE, I. S. A música como promotora do bem estar psicológico na adolescência. 2011. 234 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2011. Disponível em: . Acesso em: 29 jun 2015.

JANAUDIS, M. A. et al. Nos bailes da vida: a música facilitando a reflexão na educação médica. RBM: Revista Brasileira de Medicina, São Paulo, v. 68, n. 3, p. 7-14, 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2015.

RODRIGUES, C. A. M. A importância do ensino de música para o desenvolvimento infantil. 2011. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual de Maringá, Cianorte, 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2015.

SILVA, L. B. et al. A utilização da música nas atividades educativas em grupo na Saúde da Família. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 632-640, 2013. Disponível em: . Acesso em: 28 maio 2015.

TAETS, G. G. C.; BARCELLOS, L. R. M. Música no cotidiano de cuidar: um recurso terapêutico para enfermagem. Revista de Pesquisa: cuidado é fundamental (Online), Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 1009-1016, 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2015.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.