Robótica educacional para inclusão social: relato de uma experiência extensionista em Lavras/MG
DOI:
https://doi.org/10.23901/1679-4605.2015v11n3p120-131Palavras-chave:
Robótica. Inclusão Social. Olimpíada.Resumo
As Olimpíadas Brasileiras de Robótica (OBR) é uma competição científica teórico/prática nacional, destinada a alunos de ensino fundamental, médio e técnico. A OBR identifica jovens talentos para a ciência, além de promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Este trabalho objetiva relatar uma experiência extensionista sobre os resultados advindos da introdução da Robótica Educacional nos processos de aprendizagem nos sistemas escolares. A Escola Municipal Professor José Luiz de Mesquita, localizada na periferia da cidade de Lavras/MG, foi selecionada para a capacitação das equipes participantes na OBR. O sucesso das equipes nas edições anuais da OBR tem motivado tutores, alunos e professores cada vez mais a buscar novos conhecimentos voltados para a engenharia. Além de incluir crianças e adolescentes no universo tecnológico, o projeto desempenha papel social fundamental ao gerar atividades extracurriculares, distanciando alunos das situações de risco e levando-os a conhecer o mundo acadêmico, bem como criando oportunidades para optarem pela área tecnológica no futuro.Referências
ALONSO, K. M. Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 104, p. 747-768, out. 2008.
BENITTI, F. B. V. et al. Experimentação com Robótica Educativa no Ensino Médio: ambiente, atividades e resultados. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 2009, Bento Gonçalves, RS. Anais... Bento Gonçalves, RS: [s.n.], 2009. p. 1811-1820.
CABRAL, C. P. Robótica educacional e resolução de problemas: uma abordagem microgenética da construção do conhecimento. 142 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede, a Era da Informação: economia, sociedade e cultura.Tradução de Venâncio Majer. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FERREIRA, N. J.; MARENGO, R.; MAGALHAES, R. R. Robótica educacional para inclusão social. In: CONGRESSO DE EXTENSÃO DA UFLA, 9., 2014, Lavras. Anais... Lavras: [s.n.], 2014. CONEX 2014.
GOMES, M. C. Reciclagem Cibernética e inclusão digital: uma experiência em informática na educação. In: LAGO, Clênio (Org.). Reescrevendo a educação. Chapecó: Sinproeste, 2007.
IDEB. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb/o-que-e-o-ideb>. Acesso em: 24 fev. 2015.
IZZO, M. V. et al. Effects of a21stcentury curriculum on students’ information technology and transition skills. Career Development for Exceptional Individuals, v. 33, n. 2, p. 95-105, maio 2010.
LIEBERKNECHT, E. A. Robótica educacional. 2009. Disponível em: <http://www.portalrobotica.com.br/site/index.php? option=com_content&view=article&id=4&Itemid=2>. Acesso em: 22 ago. 2013.
MARIUZZO, P. Olimpíadas científicas estimulam estudantes e valorizam a atuação de professores na pesquisa. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 62, n. 2, p. 12-13, 2010.
MOREIRA, A. M. et al. Uso da robótica educacional na interdisciplinaridade do ensino fundamental em Lavras. In: CONGRESSO DE EXTENSÃO DA UFLA, 7., 2012, Lavras, MG. Anais... Lavras: [s.n.], 2012. CONEX 2012.
OLIVEIRA, R. W. et al. Robótica para alunos do Ensino Fundamental em Lavras-MG. In: CONGRESSO DE EXTENSÃO DA UFLA, 8., Lavras, MG. Anais... Lavras: [s.n.], 2013. CONEX 2013.
PRADO, M. E. B. B. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; MORAN, José Manuel (Org.). Integração das tecnologias na educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, SEED, 2005.
RIBEIRO, C. R. Robô Carochinha: um estudo qualitativo sobre a Robótica Educativa no 1º ciclo do Ensino Básico. Dissertação (Mestrado em Educação - Tecnologia Educativa). Universidade do Minho, Braga, PT, 2006.
SALES, M. A. et al. Mesquitas: robôs na onda do funk e do arrocha. CBR 2013. Disponível em: <http://www.cbrobotica.org/CBR2013/Equipes.htm>. Acesso em: 24 fev. 2015.
ZILLI, S. R. A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e práticas. 2004. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ciência em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A publicação do artigo implica a cessão integral dos direitos autorais à Revista Ciência em Extensão. A reprodução total dos seus artigos em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à autorização por escrito do Editor da Revista Ciência em Extensão. O primeiro autor deverá acessar a página Cessão de Direitos Autorais e conforme o modelo disponibilizado deverá digitalizar a folha contendo as assinaturas na declaração de cessão dos direitos autorais por todos os autores e incluir como documento suplementar. As declarações de autorização para divulgação de imagens são de responsabilidade exclusiva dos autores. Caso não tenha acesso a todos os autores neste momento de excepcionalidade devido a COVID-19 utilize esta versão do TERMO DE CESSÃO – COVID-19.