Boas práticas de manipulação/fabricação de alimentos em municípios paranaenses

Manoella Vieira de Medeiros Scopel, Talita Zolet, Camila Elizandra Rossi, Cassiani Gôtama Tasca

Resumo


A qualidade dos alimentos consumidos pela população é fundamental para garantir saúde e bem-estar e prevenir a ocorrência das denominadas Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA). O objetivo deste projeto de extensão é habilitar os trabalhadores dos ramos de manipulação e produção de alimentos, envolvidos com a alimentação escolar e com a alimentação hospitalar, por meio de boas práticas de manipulação/fabricação de alimentos, para que promovam segurança alimentar e previnam a disseminação de doenças transmitidas por alimentos e pela água, bem como elaborar a rotulagem nutricional de produtos de agricultores familiares fornecidos à alimentação escolar. Foram elaboradas oficinas teórico-práticas, com duração de 8 horas, para os municípios de Capanema e Santa Izabel d’Oeste, e de 12 horas para o município de Realeza, que se realizaram em um período de dois meses, em cada um dos município participantes, além de nove rótulos nutricionais dos produtos do empreendedorismo rural. Ao final de cada oficina, foram entregues fichas de avaliação do curso aos participantes. A análise das avaliações mostrou que 98,7% dos participantes consideraram válidos os encontros, classificando-os como: bom (49,3%), muito bom (38,7%), ótimo (10,7%) e regular (1,3%). Considerando as respostas das enquetes, pode-se concluir que os cursos foram bem recebidos pelo público, e que estas apontam para uma continuidade do trabalho com manipuladores, para que possam aperfeiçoar suas condutas e, deste modo, produzir alimentos mais seguros e com qualidade.

Palavras-chave


Manipulação de Alimentos. Rotulagem Nutricional. Segurança Alimentar e Nutricional. Alimentação Coletiva.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC n. 259 de 20 de setembro de 2002. Rotulagem geral de alimentos embalados. Brasília, DF, 2002a.

BRASIL. Resolução RDC n. 275, de 21 de outubro de 2002. Dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Poder Executivo, 21 out. 2002b.

BRASIL. Resolução RDC n. 216, de 15 de setembro de 2004. Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Poder Executivo, 15 set. 2004.

BRASIL. Lei n. 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Poder Executivo, 16 jun. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Conselho Deliberativo. Resolução n. 26, de 17 de junho de 2013. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE. Brasília, DF, 2013.

CÂMARA, M. C. C. et al. A produção acadêmica sobre a rotulagem de alimentos no Brasil. Revista Panamericana de Salud Publica, Washington, v. 23, n. 1, p. 52–58, 2008.

CÂMARA INTERMINISTERIAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Brasília, DF: CAISAN, 2011.

CENTRO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. Vigilância Epidemiológica das doenças transmitidas por água e alimentos: investigação de surtos: normas e instruções. São Paulo, 2008.

FERNANDES, D. S. Avaliação do nível de conhecimento dos manipuladores de alimentos de unidades de alimentação e nutrição (UAN) sobre boas práticas de fabricação, após treinamento. 2010. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2010.

GENTA, T. M. de S.; MAURÍCIO, A. A.; MATIOLI, G. Avaliação das Boas Práticas através de check-list aplicado em restaurantes self-service da região central de Maringá, Estado do Paraná. Acta Scientiarum. Health Sciences, Maringá, v. 27, n. 2, p. 151-156, 2005.

GIARETTA, F. R.; FATEL, E. C. S.; SIMM, K. C. B. Análise microbiológica e higiênico sanitária em uma panificadora do município de Realeza-PR. 2006. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Nutrição) - Faculdade Assis Gurgacz, Cascavel, 2006. Disponível em: http://www.fag.edu.br/graduacao/nutricao/resumos2006doc/trabalho62.doc . Acesso em: 6 jun. 2015.

MARMENTINI, R. P.; RONQUI, L.; ALVARENGA, V. O. A importância das boas práticas de manipulação para os estabelecimentos que manipulam alimentos. 2014. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2014.

NASCIMENTO, G. A. do; BARBOSA, J. S. Boas práticas de manipulação uma revisão. Revista Higiene Alimentar, São Paulo, v. 21, n. 148, p. 24-30, 2007.

OLIVEIRA, M. N.; BRASIL, A. L. D.; TADDEI, J. A. A. C. Avaliação das condições higiênico-sanitárias das cozinhas de creches públicas e filantrópicas. Ciência e Saúde Coletiva, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 1051-1060, 2008. Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2014.

PITTELKOW, A.; BITELLO, A. R. A higienização de manipuladores de uma unidade de alimentação e nutrição (UAN). Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, v. 6, n. 3, p. 22-27, 2014.

SÃO PAULO (Município). Prefeitura do Município de São Paulo. Secretaria Municipal da Saúde. Coordenação de Vigilância em Saúde. Manual de boas práticas de manipulação de alimentos. São Paulo, 2012.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.