Relato de experiência: vivências de extensão na comunidade

Karla Jéssik Silva de Sousa Fernandes, Maísa de Lima Claro, Sílvia Noeli Ramos de Melo Firmeza, Camila Dias Andrade, Artemízia Francisca de Sousa, Ana Roberta Vilarouca da Silva

Resumo


É perceptível a relevância que a educação em saúde proporciona nas vidas das pessoas, uma vez que esta deve ser interpretada sob a ótica da prevenção, pois na prática está atrelada a melhores condições de vida e de saúde da população. Sendo assim, o presente trabalho teve por objetivo relatar as vivências em um projeto de extensão realizado com crianças e adolescentes. Este foi executado na Organização Não Governamental Casa Aliança, que fica inserido em um bairro carente, sendo o público-alvo de suas ações as crianças e adolescentes da comunidade. Para execução deste projeto de extensão utilizaram-se como ferramentas metodológicas dinâmicas e atividades lúdicas que enfocassem temáticas de Enfermagem e Nutrição, conforme as demandas, necessidades e anseios do público-alvo. Ao final da execução do projeto foi perceptível que as intervenções tiveram rendimento satisfatório em relação aos conteúdos trabalhados, pois ocorreram inúmeros questionamentos e relatos de casos, demonstrando, desta forma interesse pelos temas abordados. Sendo que, ao realizar os jogos educativos e fazer associações das respostas por meio de imagens, caça-palavras e gestos notou-se um processo de facilitação no momento de fixar os conteúdos, confirmando desta forma, o interesse sobre as temáticas trabalhadas. Ao final desta vivência foi notável o quão construtivo e produtivo foram estas trocas de experiências entre a comunidade e os bolsistas, pois as orientações transmitidas de maneira lúdica eram repassadas para os familiares e conhecidos de forma inocente, mas que indiretamente funcionava como um alerta para estas pessoas. Quando as crianças e adolescentes visualizavam as imagens dos sintomas de determinadas patologias eles conseguiam fazer associações de pessoas com sintomatologia semelhantes o que acabavam por passar adiante o aprendizado adquirido. As ações também foram de grande contribuição para as acadêmicas que dele participaram, pois contribuiu bastante para a construção profissional. Palavras-chave: Educação em saúde. Vulnerabilidade. Promoção da saúde.

Palavras-chave


Educação em saúde; Vulnerabilidade; Promoção da saúde.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, L. A. et al. A educação em saúde como instrumento na prevenção de parasitoses. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, Fortaleza, v. 22, n. 4, p. 272-278, 2009. Disponível em: . Acesso em: 28 jan. 2015.

BYDLOWSKI, C. R.; LEFÈVRE, A. M. C.; PEREIRA, I. M. T. B. Promoção da saúde e a formação cidadã: a percepção do professor sobre cidadania. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 1771-1780, 2011. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2014.

CARNEIRO, R. F. et al. Educação Sexual na Adolescência: uma abordagem no contexto escolar. Sanare, Sobral, v. 14, n. 1, p. 104-108, 2015. Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2015.

FERREIRA, M. A. A educação em saúde na adolescência: grupos de discussão como estratégia de pesquisa e cuidado-educação. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 205-211, 2006. Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2015.

GUBERT, F. A. et al. Tecnologias educativas no contexto escolar: estratégia de educação em saúde em escola pública de Fortaleza-CE. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 165-172, 2009. Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2015.

MACIEL, E. L. N. et al. Projeto Aprendendo Saúde na Escola: a experiência de repercussões positivas na qualidade de vida e determinantes da saúde de membros de uma comunidade escolar em Vitória, Espírito Santo. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 389-396, 2010. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2014.

MADRUGA, S. W. et al. Manutenção dos padrões alimentares da infância à adolescência. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 46, n. 2, p. 376-386, 2012. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2014.

NOGUEIRA L. A.; BANDEIRA, J.; SANTHYAGO, M. C. G. Educação em saúde na atenção ao adolescente: relato de experiência. Em Extensão, Uberlândia, v. 11, n. 2, p. 167-171, 2012. Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2015.

OLIVEIRA, C. B. et al. As ações de educação em saúde para crianças e adolescentes nas unidades básicas da região de Maruípe no município de Vitória. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 635-644, 2009. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2014.

OLIVEIRA, H. M.; GONÇALVES, M. J. F. Educação em saúde: uma experiência transformadora. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 57, n. 6, p. 761-763, 2004. Disponível em:. Acesso em: 19 set. 2014.

RAMOS, F. P.; SANTOS, L. A. S.; REIS, A. B. C. Educação alimentar e nutricional em escolares: uma revisão de literatura. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 29, n. 11, p. 2147-2161, 2013. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2014.

SILVA, A. F. L.; RIBEIRO, C. D. M.; SILVA JÚNIOR, A. G. Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, Brasil. Interface, Botucatu, v. 7, n. 45, p. 371-384, 2013. Disponível em:

. Acesso em: 25 set. 2014.

SOUZA, A. C. et al. A educação em saúde com grupos na comunidade: uma estratégia facilitadora da promoção da saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 26, n. 2, p. 147-153, 2005. Disponível em:

. Acesso em: 28 jan. 2015.

YOKOTA, R. T. C. et al. Projeto “a escola promovendo hábitos alimentares saudáveis”: comparação de duas estratégias de educação nutricional no Distrito Federal, Brasil. Revista de Nutrição, Campinas, v. 23, n. 1, p. 37-47, 2010. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2014.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.