Retratos do cotidiano: experiência junto aos educadores da Educação Infantil

Patricia Carla de Souza Della Barba, Aline Gonçalves, Barbara Aniceto, Iara Cristina Rizo, Joyce Nunes Crippa, Mariane Cristina Lourenço, Nathalia Abreu Santos, Thais Nishiama, Andressa Fernanda Joia, Raquel Cristina Pinheiro, Bruna Pereira Ricci Marini

Resumo


Trata-se da descrição de um dos produtos da ACIEPE (Atividade Curricular de Ensino Pesquisa e Extensão) disponibilizada pelo Departamento de Terapia Ocupacional de Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A atividade de extensão intitulada "Desenvolvimento Infantil de zero a seis anos e a atuação da Terapia Ocupacional" resultou em diversos produtos, sendo um deles apresentado no presente relato.  O objetivo foi discutir, por meio de retratos do cotidiano da creche, as percepções dos educadores acerca do desenvolvimento infantil. Participaram da atividade 49 educadores da rede municipal de educação infantil e 20 estudantes de graduação em Terapia Ocupacional. Foram trazidas para os encontros fotografias pelos educadores que abordam assuntos relacionados às temáticsa trabalhadas na ACIEPE. Foi sugerido aos educadores que escrevessem suas reflexões sobre as fotos e os novos conhecimentos que a ACIEPE lhes proporcionou sobre o desenvolvimento infantil e como poderiam aplicá-los em sua rotina. As fotos foram analisadas e divididas em três categorias: Brincar, Atividades Pedagógicas e Atividades de Vida Diária. Os resultados indicaram como positiva a ação conjunta e a troca de experiências entre educadores e graduandos do curso de Terapia Ocupacional, bem como possibilitou um novo olhar sobre os espaços e atividades realizadas nas creches, viabilizando ações para a vigilância do desenvolvimento, incidindo construtivamente para a formação dos educadores e potencializando o desenvolvimento infantil.

Palavras-chave


Terapia Ocupacional. Educação Infantil. Ação Intersetorial. Vigilância.

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