O processo ensino-aprendizagem no projeto de extensão Baú de Histórias

Nadja Shinyashiki Igarashi, Lúcia da Rocha Uchôa-Figueiredo

Resumo


O processo ensino-aprendizagem baseado na formação humanizada e contextualizada na assistência possibilita a oportunidade do aluno desenvolver, desde o início de sua formação, uma postura crítica e mais ativa, explorando, assim, novas habilidades práticas voltadas para a realidade em que está inserido, numa experiência dinâmica em que o aluno (des) e (re)constrói conceitos e atitudes, reestruturando, dessa maneira, formas de pensar, compreender e intervir no mundo. Acreditando nesse processo de ensino- aprendizagem criou-se o projeto de extensão Baú de Histórias, para colaborar na formação dos alunos do campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/BS). Nesse projeto, trabalha-se com crianças, desenvolvendo-se o hábito do brincar de contar e construir histórias. As ações acontecem semanalmente, sendo em uma quinzena os encontros com as crianças no campo, com duração de três horas, e na outra quinzena a confecção das histórias e supervisão dos alunos na universidade, quando são também realizados estudos dirigidos que dão base teórica para a atuação. No projeto preconiza-se trabalhar com alunos de diferentes cursos e termos, numa concepção multidisciplinar, visando enriquecer toda a complexidade dessa proposta. O objetivo deste artigo é apresentar como foi estimulado o processo ensino-aprendizagem com os extensionistas, no trabalho desenvolvido, no projeto de extensão Baú de Histórias. Assim doze alunos participantes do projeto naquele ano responderam a um questionário elaborado para essa finalidade, em que os resultados apontam uma mudança de postura dos extensionistas, percebendo-se um amadurecimento, principalmente nos momentos das intervenções junto com as crianças, conseguindo criar maior vínculo e empatia com elas durante as intervenções em campo, bem como desenvolvendo competências colaborativas para a educação interprofissional. Outra mudança percebida foi nas supervisões, em que se constatou que os alunos compreenderam na prática as teorias discutidas, mostraram-se críticos com relação às situações vivenciadas, apropriaram-se de termos técnicos, além de conseguirem desenvolver soluções criativas para as demandas surgidas em campo. O projeto tem-se mostrado potente no processo ensino-aprendizagem dos alunos.

 


Palavras-chave


: Processo Ensino-aprendizagem. Projeto de Extensão Universitária. Terapia Ocupacional. Brincadeiras e brinquedos.

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