Demanda por saberes e conhecimento em projetos de extensão em um curso de Engenharia de Produção

José André Villas Bôas Mello, Lina Karolyne Miranda, Jessica da Silva Menezes, Rafael da Costa Jahara, Andrea Justino Ribeiro Mello

Resumo


As atividades complementares de extensão contribuem para a formação acadêmica dos alunos à medida que oferecem campo de experiências extra-muros, criando interfaces entre Universidade e Sociedade. As atividades extras atuam como mecanismo de articulação que possibilita diálogos construtivos. O trabalho realizou-se entre 2012 e 2014 tem o objetivo de caracterizar o conhecimento gerado no âmbito das atividades de extensão desenvolvidas em um curso de engenharia, bem como apontar expectativas de demanda por saberes dos estudantes. Como resultados centrais se destacaram as atividades acadêmicas externas e os cursos de extensão que acrescentam em termos de conhecimento e currículo. Este trabalho possui como método de pesquisa o relato de experiência e a pesquisa exploratória, pois as ações possibilitaram coletar uma serie de percepções a respeito do projeto e sobre possibilidades futuras para que a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, se torne a cada dia mais presente nas Universidades, contribuindo para a ciência a medida que gera conhecimento através do estudo ou da prática, e baseado em conjuntos de saberes nos quais são desenvolvidos teorias e métodos científicos.

Palavras-chave


extensão, atividades complementares, ensino de engenharia

Texto completo:

PDF

Referências


ASSEGA, M. L. et al. A interdisciplinaridade vivenciada no PET-Saúde. Revista Ciência & Saúde, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 29-33, jan./jun. 2010.

BARROS, B. R.; AMORIM, J. A.; CANDEIA, C. N. B. A aprendizagem baseada em problemas em prol da formação socioambiental em cursos de engenharia: relato de experiência. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL, 9., 2012, Natal. Anais... Natal: [s.n.], 2012.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília. 1988.

BRASIL. Lei n° 9.394. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. 1996.

CARREIRO, E. et al. Restaurante Escola Solidário: projeto de extensão da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Comunitária de Volta Redonda. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL, 9., 2012, Natal. Anais... Natal: [s.n.], 2012.

CASTRO, L. M. C. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. [S.l.: s.n.], 2004. Disponível em: . Acesso em: 1 abr. 2016.

COSTA, M. N. M. G.; ARAÚJO, R. P. A importância da visita técnica como recurso didático metodológico. Um relato na prática do IFSertão Pernambucano. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 7., Palmas, 2012. Anais... Palmas: [s.n.], 2012. Disponível em: . Acesso em: 1 abr. 2016.

DOMINGUINI, L.; ROSSO, P.; GIASSI, M.G. Extensão e a formação continuada de professores: um estudo de caso em Ciências Naturais. Revista Ciência em Extensão, v. 9, n. 1, p. 124-134, 2013.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Indissociabilidade ensino–pesquisa–extensão e a flexibilização curricular: uma visão da extensão. Porto Alegre: UFRGS; Brasília: MEC/SESU, 2006. Disponível em:. Acesso em: 1 abr. 2016.

JEZINE, E. As práticas curriculares e a extensão universitária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2., Belo Horizonte, 2004. Anais... Belo Horizonte, [s.n.], 2004.

MELLO, J.; SANTOS, V. A formação acadêmica em Engenharia de Produção, a demanda do mercado e as unidades curriculares de Instituições de Educação Superior públicas do Rio de Janeiro. Exacta – EP, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 55-66, 2015.

PEREIRA, E. M. B.; TINOCO, D. S.; ALLOUFA, J. M. L. Democratização do acesso e da permanência no ensino superior: ações e experiências na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Produção e Desenvolvimento, v. 1, n. 2, p. 27-43, 2015.

RIBEIRO, L. S. et al. Extensão, comunidade e universidade: a biblioteca comunitária em Ouro Preto–MG/Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL, 9., 2012, Natal. Anais... Natal: [s.n.], 2012.

SANTOS, M. P. Contributos da extensão universitária brasileira à formação acadêmica docente e discente no século XXI: um debate necessário. Revista Conexão UEPG, v. 6, n. 1, 2010.

SERRANO, R. M. S. M. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. 2011. Disponível em: . Acesso em: 2 maio 2015.

VELOSO, M. Visita técnica: uma investigação acadêmica (estudo e prática de Turismo). Goiania: Kelps, 2000.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.