Carta ao Leitor

Eduardo Galhardo

Resumo


Este é o fascículo comemorativo dos dez anos de existência da Revista Ciência e Extensão – RCE, da Universidade Estadual Paulista, veículo acadêmico de divulgação de atividades de extensão de universidades de todo o Brasil. Nele, temos a publicação de dez trabalhos de universidades federais, do Amazonas ao Rio Grande do Sul, além de oito trabalhos da Universidade Estadual Paulista, um dos quais, no contexto da Economia Solidária, elaborado a muitas mãos, por autores de diversas Unidades Universitárias.

Nesta edição, publicam-se 21 trabalhos nas seguintes áreas temáticas de extensão universitária: Saúde, com quatro artigos e seis relatos de experiências extensionistas; Educação, com quatro artigos; Ciências Agrárias e Veterinárias, com dois artigos; Cultura, com um artigo e um relato de experiências extensionistas; Meio Ambiente, com um artigo; Trabalho, com um artigo, e Direitos Humanos, com um artigo.

A distribuição nacional das atividades extensionistas apresentadas nesta edição, juntamente com a diversidade das áreas temáticas, caracteriza a multidisciplinaridade e abrangência nacional da RCE, que, além disso, vem aprimorando incessantemente sua qualificação editorial em busca de atender a todos os critérios que permitirão sua inclusão entre as publicações que compõem a Scientific Electronic Library Online – SciELO.

A Extensão Universitária é a área acadêmica mais recente da Universidade, sendo imprescindível sua ampla divulgação e discussão para esclarecer sua dinâmica e para que possa ser compreendida e integrada ao trabalho acadêmico sem a indevida caracterização como atividade secundária e assistencialista. Essa área se articula com o Ensino e a Pesquisa e busca a melhoria de vida da sociedade, sendo também geradora de conhecimento científico qualificado e responsável por uma significativa produção acadêmica da Universidade.

Assim, em busca da valorização e crescimento da Extensão Universitária no país, a Revista Ciência e Extensão convida os docentes das universidades brasileiras preocupados e envolvidos com a extensão universitária a lerem os artigos publicados pela Academia e a divulgarem suas pesquisas, relatos de experiências extensionistas, artigos de opinião, livros, dissertações e teses a partir de atividades e projetos de extensão universitária. Contamos, pois, com todos os leitores na divulgação da RCE junto a sua comunidade a fim de ampliarmos cada vez mais seu alcance.

Eduardo Galhardo

Editor-Chefe da Revista Ciência em Extensão

 


Palavras-chave


Extensão Universitária; Divulgação científica; Publicação em extensão

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.