Mostra Dinâmica de Ciências Morfofisiológicas: relato de extensão universitária

Autores

  • Fabiano Gambôa de Sousa Universidade Federal do Amazonas
  • Eduardo Faustino Coelho de Souza Universidade Federal do Amazonas
  • Ilkiane Pinheiro Queiroz Universidade Federal do Amazonas
  • Ilkilene Pinheiro Queiroz Universidade Federal do Amazonas
  • Janderson Alves Brandão Universidade Federal do Amazonas
  • Grasiely Faccin Borges Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.23901/1679-4605.2015v11n3p146-154

Palavras-chave:

Ciências da Saúde. Ciência da Informação. Comunicação Interdisciplinar. Fisiologia.

Resumo

O presente artigo relata atividades do projeto de extensão intitulado mostra dinâmica de ciências morfofisiológicas, que buscou oportunizar a difusão científica tecnológica e de inovação, realizada em um contexto escolar e universitário. Discentes de graduação realizaram a exposição de peças anatômicas e proferiram palestras educativas sobre saúde que facilitaram o aprendizado de alunos de ensino médio de escolas da rede pública. A inserção do projeto interdisciplinar nas escolas tornou a experiência mais criativa e atrativa, despertando o interesse desses alunos a ingressarem em carreiras acadêmicas, favorecendo a inclusão social de jovens estudantes. O projeto visou ainda à formação de alunos do ensino superior para atuação em uma mostra científica, ampliando seu campo de conhecimentos. O projeto apresentou resultados positivos, tanto em relação aos acadêmicos quanto aos alunos do ensino médio que relataram interesse, com entusiasmo e motivação, em ingressarem em cursos de nível superior, e essa satisfação foi observada por meio dos relatos de experiência coletados no projeto.

Biografia do Autor

  • Fabiano Gambôa de Sousa, Universidade Federal do Amazonas
    Acadêmico do curso de fisioterapia do Instituto de Saúde e Biotecnologia, Universidade Federal do Amazonas.
  • Eduardo Faustino Coelho de Souza, Universidade Federal do Amazonas
    Fisioterapeuta formado pelo Instituto de Saúde e Biotecnologia, Universidade Federal do Amazonas.
  • Ilkiane Pinheiro Queiroz, Universidade Federal do Amazonas
    Acadêmica do curso de fisioterapia do Instituto de Saúde e Biotecnologia, Universidade Federal do Amazonas.
  • Ilkilene Pinheiro Queiroz, Universidade Federal do Amazonas
    Acadêmica do curso de fisioterapia do Instituto de Saúde e Biotecnologia, Universidade Federal do Amazonas.
  • Janderson Alves Brandão, Universidade Federal do Amazonas
    Acadêmica do curso de enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia, Universidade Federal do Amazonas.
  • Grasiely Faccin Borges, Universidade Federal do Amazonas
    Professora Doutora do Instituto de Saúde e Biotecnologia, Universidade Federal do Amazonas.

Referências

ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação cientifica para a cidadania. Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 3, p. 396-404, set./dez. 1996.

ASSUMPÇÃO, A. M.; GOUVÊA, G. Práticas enunciativas em um evento de divulgação científica em museu de ciências do Rio de Janeiro. Ensaio pesquisa em educação em ciências, v. 12, n. 2, p. 49-67, maio/ago. 2010.

BUENO, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. esp, p. 1 - 12, 2010.

BUENO, G. M. G.; B. FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H. Concepções de ensino de ciências no início do século XX : o olhar do educador alemão Georg Kerschensteiner. Ciência e Educação, Campinas, v. 18, n. 2, p. 435-450, 2012.

CHAGAS,I. Aprendizagem não formal/formal das ciências. Relações entre os museus de ciências e as escolas. Revista de Educação, Lisboa, v. 3, n. 1, p. 51-59, 1993.

DUARTE, V. S. et al. “Brincando com a Fisiologia Humana”: relato de uma extensão universitária. Revista Ciência em Extensão, v. 8, n. 1, p. 98-104, 2012.

FIALHO, N. N.; MATOS, E. L. M. A arte de envolver o aluno na aprendizagem de ciências utilizando softwares educacionais. Educar em Revista, Curitiba, n. especial 2, p.121-136, 2010.

GONÇALVES, C. B.; NORONHA, N. M. de. O museu amazônico da UFAM: a divulgação cientifica e a mediação para a aprendizagem dos saberes escolares. [Trabalho apresentado no Encontro Internacional de Educação não formal e formação de professores, promovido pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST/MCTI/Coordenação de Educação em Ciências, realizado em Rio de Janeiro nos dias 11, 12 e 13 de julho de 2012.] Disponível em: http://www.mast.br/multimidias/ encontro_internacional_de_educacao_nao_formal_e_formacao_de_professores/pdfs-poster/ResumoEstendido_Carolina_Brandao_Goncalves.pdf . Acesso em: 04 nov. 2014.

HIGA, I.; OLIVEIRA, O. B. A experimentação nas pesquisas sobre o ensino de física: fundamentos epistemológicos e pedagógicos. Educar em Revista, Curitiba, v. 44, p. 75-92, 2012.

LIMA, V. M.; PEREIRA, K. F. Processo de formação dos monitores do museu de anatomia humana e comparativa. Revista eletrônica do curso de pedagogia do campus Jataí – UFG, v. 8, n. 1, jan./jul. 2010.

ORRICO, E. A memória da divulgação científica: um discurso informacional. Morpheus - Revista Eletrônica em Ciências Humanas, v. 9, n. 14, p. 114-130, 2012.

SOUZA, D. M. V. Ciências para todos? A divulgação cientifica em museus. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 40, n. 2, p. 256-265, maio/ago. 2011.

VALENTE, M. E.; CAZELLI,S.; ALVES, F. Museus, ciências e educação: novos desafios. História, Ciências, Saúde, Manguinhos, v. 12, suplemento, p.183-203, 2005.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Relatos de experiências extensionistas e artigos de opinião