Projeto Neurocine: Estimulando o aprendizado em neurologia por meio do cinema

Hugo Gimenez Alves Morais, Bartolomeu Fagundes Lima Filho, Gabriele Natane Medeiros Cirne, Enio Walker Azevedo Cacho, Roberta Oliveira Cacho

Resumo


O cinema é uma atividade de entretenimento que possibilita às pessoas experimentar sentimentos e emoções que não são comuns em sua vida cotidiana. O uso de filmes como ferramenta pedagógica promove o suporte necessário para a transmissão do conhecimento ao aluno. O objetivo do projeto foi oferecer a exposição de filmes que retratem patologias ou distúrbios neurológicos a fim de favorecer o aprendizado sobre os problemas neurológicos bem como a socialização entre os participantes. Para isso, o projeto contou com a participação de discentes e docentes dos cursos de fisioterapia, enfermagem e nutrição da FACISA/UFRN, formando uma equipe multidisciplinar que se reunia, periodicamente, para estudar todas as patologias abordadas durante as sessões do projeto. O projeto aconteceu de 2011 a 2013 e contou com a apresentação de filmes mensais, juntamente com uma mini-aula sobre a patologia retratada e uma dinâmica de sorteios de brindes ao final de cada sessão envolvendo uma pergunta chave sobre o tema apresentado. Com isso, notou-se a participação ativa dos discentes colaboradores e do público-alvo, que compareceram às sessões, sanaram dúvidas, apresentaram questionamentos e demonstraram interesse pela área.


Palavras-chave


Cinema como assunto. Neurologia. Educação.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M. J. Imagens e sons: a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 1994.

FREIRE, L. A.; CARIBÉ, A. L. O filme em sala de aula: como usar. Revista Eletrônica O Olho da História, Salvador, c2004. Disponível em: http://www.oolhodahistoria.ufba.br/artigos/utilizarfilmeemsala.pdf. Acesso em: 28 abr. 2015.

MORÁN, J. M. O vídeo na sala de aula. Comunicação e educação, v. 2, p. 27-35, 1995.

RESENDE, C. H. S. O uso de filmes como material pedagógico: Avatar, no estudo da natureza, ciência e tecnologia. 2010. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências por Investigação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Uberaba, 2010.

REZENDE, L. T. Cinema & educação: uma reflexão quanto projeto de extensão. Conexão UEPG, Pires do Rio, v. 8, n. 1, p. 60-67, 2012.

SOUSA, R. P.; MOITA, F. M. C. S. C.; CARVALHO, A. B. G. Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: UDUEPB, 2011.

DUARTE, R. Cinema & educação: refletindo sobre cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. Resenha de: KLAUS, V. Resenhas. Revista Brasileira Educação, Rio de Janeiro, n. 23, May/Aug. 2003.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.