Iniciação à informática associada ao treino cognitivo com idosos

Zelma Freitas Soares, Elisangela Ferreira de Santana, Dóris Firmino Rabelo

Resumo


O uso do computador, além de favorecer o processo de inclusão digital de idosos, tem se tornado um grande aliado no processo de otimização cognitiva. O treino cognitivo é visto como um componente essencial no cuidado ao idoso, pois se associa a uma diminuição do risco de declínio cognitivo e tem efeitos positivos sobre a qualidade de vida. A tecnologia dá aos idosos a oportunidade de educação continuada e bem-estar, reduzindo o isolamento e auxiliando na reconstrução de sua identidade como cidadão do mundo. O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência de oficinas de introdução à informática associada ao treino cognitivo para idosos da comunidade de Santo Antônio de Jesus-BA. Participaram do projeto 12 idosas de uma Universidade Aberta à Terceira Idade. As oficinas foram realizadas em três ciclos: 1) Informática básica, uso do Microsoft Word e uso do Paint; 2) Acesso à internet e uso do Microsoft Power Point; 3) Uso do correio eletrônico e das redes sociais. Ocorreram 20 encontros, organizados semanalmente, com duração de duas horas cada. Antes de iniciar as oficinas foi feita uma avaliação cognitiva por meio do Exame Cognitivo de Addenbrooke com o objetivo de conhecer o perfil cognitivo das participantes. Essa avaliação possibilitou que as atividades das oficinas fossem planejadas considerando as necessidades e potencialidades das idosas.  No planejamento das oficinas foi adotada a metodologia de treinamento de autoinstrução. Os resultados alcançados foram avaliados a partir de uma ficha de avaliação semanal das oficinas, observação dos avanços das idosas ao longo do projeto e também por meio do feedback das participantes. Foi possível identificar ganhos relacionados ao aprendizado do manuseio do computador, melhora do humor, maior uso das estratégias cognitivas e generalização destas para diversas atividades e melhor integração das idosas no grupo bem como em seus ambientes familiares, principalmente com as gerações mais novas. Além disso, constatou-se o aumento da autoeficácia e do bem estar subjetivo das participantes. Conclui-se que a informática associada ao treino cognitivo é uma metodologia importante para potencializar as funções cognitivas e favorecer a integração social de idosos.

Palavras-chave


Cognição. Idoso. Capacitação de Usuário de Computador.

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