Educação em saúde para pacientes no pós-operatório de cirurgias torácicas e abdominais

Francisco Dimitre Rodrigo Pereira Santos, Simony Fabíola Lopes Nunes, Lívia Maia Pascoal, Julianna Oliveira e Silva, Renata Pereira Almeida

Resumo


O pós-operatório de cirurgias torácicas e abdominais pode gerar disfunções no sistema respiratório. Para que se previnam complicações como essas, um dos artifícios utilizados é a educação em saúde dos pacientes, fator primordial para a melhora de seu quadro clínico e obtida por meio de orientações para os pacientes e seus familiares. O presente estudo tem como objetivo relatar as ações e os benefícios da educação em saúde voltada para pacientes no pós-operatório de cirurgias torácicas e abdominais altas. Essas ações foram desenvolvidas pelos acadêmicos de um Projeto de Extensão Universitária. Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo do PROJETO DE EDUCAÇÃO SOBRE EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS – PEER. As ações dos extensionistas são realizadas no Hospital Municipal de Imperatriz-HMI. Orientam-se os pacientes e seus familiares quanto aos cuidados em saúde no pós-operatório e, posteriormente, distribuem-se materiais gráficos com informações em saúde para o paciente seguir em seu ambiente domiciliar. Durante a realização das atividades, observou-se que, recebendo esclarecimentos sobre o processo “saúde-doença” e seguindo as orientações recebidas, os pacientes tornavamse mais confiantes e tranquilos e relatavam melhoras em seu estado de saúde.

Palavras-chave


Educação em saúde. Sistema Respiratório. Cuidados de Enfermagem.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, V. S. A health education model for the Family Health Program: towards comprehensive health care and model reorientation. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.9, n.16, p.39-52, 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde. Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde. Brasília: MS; 2006.

COUTO, I. R. R. et al. Knowledge and practice: education in health as link facilitative in the care process. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online, v.5, n.1, pp. 3485-3492, 2013. Disponível em: http://www.ssoar.info/ssoar/bitstream/handle/document/33557/ssoar-revpesquisa-2013-1-couto_et_al-Knowledge_and_practice_education_in.pdf?sequence=1. Acesso em: 20 maio 2014.

FALKENBERG, M. B. et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, n. 3, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n3/1413-8123-csc-19-03-00847.pdf. Acesso em: 20 maio 2014.

FILARDO, F. D. A.; FARESIN, S. M.; FERNANDES, A. L. G. Validade de um índice prognóstico para ocorrência de complicações pulmonares no pós-operatório de cirurgia abdominal alta. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 48, n. 3, p. 209-216, 2002.

JACOBI, C. S. et al. Contribuições de ações extensionistas de educação em saúde no pós-operatório de cirurgias traumatológicas. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 03, n. 1, p. 2013.

SMELTZER, S. C. et al. Brunner e Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica. Trad. de José Eduardo Ferreira de Figueiredo. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.