Encenando: difusão de informações sobre famílias contemporâneas

Leila Maria Torraca de Brito, Christine Vieira Pereira, Leidiane Mendonça Sena

Resumo


O artigo traz um relato sobre a execução de projeto de extensão universitária realizado junto a doze escolas do município do Rio de Janeiro, Brasil. O trabalho teve como meta a divulgação, por meio da encenação de peça teatral, de temas relacionados às famílias contemporâneas, pesquisados pelas ciências humanas. Buscamos, portanto, viabilizar estratégias que pudessem oferecer maior suporte às famílias e às escolas no contexto atual. A partir dos resultados de pesquisas realizadas pelo grupo foi elaborado o roteiro da peça, apresentada por discentes de psicologia em estabelecimentos escolares. Após a encenação era feito um debate com a plateia. Temas como família pós-divórcio, convivência familiar, guarda compartilhada e alianças parentais estiveram presentes na maioria das discussões que se seguiram às apresentações teatrais. As reflexões suscitadas pelos debates foram apontadas como positivas e construtivas por muitos professores e pais que integraram as distintas plateias. Além disso, foi possível a utilização de nova ferramenta para a divulgação de pesquisas produzidas na universidade.

Palavras-chave


Famílias contemporâneas. Extensão universitária. Divórcio. Apresentação teatral.

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