Oficina "Circuito Sensorial" como metodologia utilizada na formação continuada de professores de ciências

Rithiele Gonçalves, Elena Maria Billig Mello, Pâmela Billig Mello-Carpes

Resumo


A escola de Educação Básica tem papel fundamental na formação de cidadãos críticos e reflexivos, preparando-os também para o ingresso na Educação Superior. Assim, é preciso que os professores estejam sempre atualizados e utilizem estratégias de ensino-aprendizagem efetivas. Na área das Ciências isso é cada vez mais necessário, visto o atual dinamismo do conhecimento. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo relatar a experiência de uma oficina realizada com o intuito de promover a formação continuada de professores de Ciências da rede pública de Educação Básica. A oficina propiciou aos professores novas experiências na área de Fisiologia Sensorial, o que permitiu que entendessem que a vivência prática dos conteúdos permite uma melhor compreensão dos mesmos e facilita o processo de aprendizagem e que, de formas simples, se pode inovar com diferentes metodologias de ensino. Assim, percebeu-se que iniciativas como essa são de extrema importância para a formação continuada de professores.


Palavras-chave


Ensino de ciências, formação continuada, educação básica, sistema sensorial.

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