Dengue: ações de popularização da ciência integradas à educação em saúde

Flávia Márcia Oliveira, Tainah Lima Sousa Santana, Daiany Costa de Jesus dos Santos, Karolina Bomfim Silveira, Laíze Almeida Santos, Alana Caroline Cruz da Silva

Resumo


A aprendizagem mediada consiste na interação entre mediador e mediado caracterizada pela interposição planejada de estímulos diversificados. O objetivo consiste em apresentar ações de popularização da ciência integradas à educação em saúde - estações de aprendizagem referente à temática da dengue. As atividades ocorreram em duas escolas do ensino fundamental maior, uma localizada na zona urbana e outra na rural do município de Lagarto/SE. As estações foram organizadas de forma sistemática através de questões norteadoras, experimentação, tecnologias de informação e comunicação, simulações e atividades lúdicas; e trabalhadas em sistema de rodízio. As estações atenderam aos critérios universais e não-universais da aprendizagem mediada e contemplaram os diferentes perfis de estilos de aprendizagem. As estações de aprendizagem se apresentam como uma estratégia importante para mobilizar estruturas cognitivas, despertar a capacidade crítica e a noção de cidadania nos alunos.


Palavras-chave


Aprendizagem mediada; Estilos de aprendizagem; Popularização da ciência; Educação em saúde; Dengue.

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