Musicalização e desenvolvimento infantil: uma experiência com crianças abrigadas

Cícero Rodarte Mião, Larissa Medeiros Marinho dos Santos, Ana Maria Silva, Rodrigo Meireles dos Santos

Resumo


O objetivo deste artigo é descrever uma experiência, com base na metodologia de pesquisa-ação, realizada a partir de oficinas de Musicalização desenvolvidas em dois abrigos para crianças e adolescentes no interior de Minas Gerais. Neste trabalho, a música é vista como um instrumento que pode contribuir para o desenvolvimento dos participantes que vivem nos abrigos. A realização das oficinas, em duas casas, foi organizada a partir da demanda das crianças abrigadas no local, assim como foram elaboradas estratégias de atuação a partir de metodologias de Educação Musical. Como resultados, podem-se apontar algumas impressões baseadas em relatórios feitos por oficineiros participantes do projeto nas Casas Lares, a respeito de intervenções com notável caráter significativo. Considera-se que esse contexto e as ações propostas podem permitir experiências musicais e culturais para os participantes e promover possibilidades de ressignificação das suas histórias.

Palavras-chave


Musicalização. Desenvolvimento infantil. Situação de abrigo.

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