Natal do Educaprev: educação em saúde em um abrigo do município de Jaboticabal/SP

Ana Carolina Siqueira Gonçalves, Ana Paula Rodomilli Grisólio, Carla Resende Bastos, Carolina Alvarenga Cruz, David Attuy Vey da Silva, Fernanda Cassioli de Moraes, Gabriel Augusto Marques Rossi, Henrique Meiroz de Souza Almeida, Higor Oliveira Silva, Igor Renan Honorato Gatto, Laryssa Freitas Ribeiro, Mirelle Andréa de Carvalho Picinato, Rafael Akira Sato, Karina Paes Bürger

Resumo


Tendo em vista que o princípio de Educação em Saúde é o repasse de informações à comunidade, e levando-se em conta a importante colaboração que as crianças oferecem como multiplicadores de conhecimento à sociedade, o projeto “Natal do EducaPrev” teve como objetivo a integração dos alunos de pós-graduação do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Reprodução Animal da FCAV/Unesp/Jaboticabal/SP, com os crianças de um abrigo do município, para a realização de atividades educativas que possibilitaram a conscientização  das crianças sobre temas importantes como guarda responsável de animais, leptospirose e raiva. O projeto foi um sucesso, tendo resultado em uma ótima socialização entre os envolvidos e atingindo o intuito de transferência de informações, além da possibilidade do cumprimento da tríade indissociável “Pesquisa; Ensino e Extensão”, que nunca deve ser desvinculada dentro dos princípios básicos da Universidade.


Palavras-chave


guarda responsável, zoonoses, saúde pública veterinária

Texto completo:

PDF

Referências


CHIESA, A. M.; VERÍSSIMO, M. L. O. R. A educação em saúde na prática do PSF. In: BRASIL. INSTITUTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA SAÚDE; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; MINISTÉRIO DA SAÚDE (Org.). Manual de enfermagem. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2001. p. 34-42.

HOLLANDA, H. H. Saúde como compreensão de vida: um manual de educação para a saúde. Brasília, DF: Divisão Nacional de Educação Sanitária, Ministério da Saúde, 1992.

LIMA-RIBEIRO, A. M. C. Projeto fazenda escola estimulando o aprendizado de crianças das escolas de Uberlândia – MG. Em Extensão, Uberlândia, v. 9, n. 2, p. 131-135, jul./dez. 2010.

MORAES, F. C. Educação em saúde: formação de multiplicadores em zoonoses e guarda responsável de animais de estimação. 2013. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, 2013.

PFUETZENREITER, M. R.; ZYLBERSZTAJN, A.; AVILA-PIRES, F. D. Evolução histórica da Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública. Ciência Rural, Santa Maria, v. 34, n. 5, p. 1661-1668, set./out. 2004.

PIRES B. C. et. al. Importância dos animais na socialização e no aprendizado de alunos do ensino fundamental. Em Extensão, Uberlândia, v. 8, n. 2, p. 158 - 161, ago./dez. 2009.

SOTO, F. R. M.; BERNARDI, F. Programa de educação continuada sobre posse responsável de cães e gatos: a integração entre secretaria da educação e saúde no Município de Ibiúna-SP. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 130-134, 2011.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.