Atendimento aos pacientes do Centro de Oncologia Bucal da Faculdade de Odontologia de Araçatuba

Murilo César Bento Laurindo Júnior, Janaína Zavitoski da Silva, Glauco Issamu Miyahara, Izanildo Barbosa, Daniel Galera Bernabé, Anne Cristina de Faria Cocato, Francisco Urbano Collado, Salmo Cortiglio, Gabrielle Dias Duarte, Ligia Lavezo Ferreira, Suzy Elaine Nobre Freitas, Marcelo Coelho Goiato, Lidiane Mendes Louzada, Bruna Mantovan, João Pedro Paulino Mazzon, Sebastião Conrado Neto, Regiane Mazzarioli Pereira Nogueira, Daniene Tesoni Cassavara Ribeiro, Leda Maria Pescinini Salzedas, Daniela Micheline Santos, Bruna Amélia Serafim, Jane Fátima Mendes Fernandes da Silva, Gláucia Resende Souza, Ana Maria Pires Soubhia, Maria Lúcia Marçal Mazza Sundefeld, Jefferson Gardenal Teixeira, Rúbia Rocha Vieira

Resumo


O Centro de Oncologia Bucal (COB) da Faculdade de Odontologia da UNESP, Câmpus de Araçatuba, realiza o tratamento interdisciplinar de pacientes portadores de patologias bucais benignas e neoplasias malignas de cabeça e pescoço para a cidade de Araçatuba e região, sendo referência para o tratamento dessas enfermidades. Este projeto proporciona a inter-relação do paciente com uma equipe de profissionais necessários ao seu atendimento integral, como cirurgião-dentista, estomatologista, oncologista, cirurgião de cabeça e pescoço, anestesista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, protesista bucomaxilofacial, enfermeiro e epidemiologista. Socialmente, o projeto atende uma clientela externa que possui necessidade de diagnóstico e tratamento dessas doenças bucais. Além desses pacientes, são beneficiados os alunos de graduação voluntários e bolsistas do projeto. A ajuda financeira desse projeto permite a compra de alguns materiais necessários para aumentar e otimizar o número de atendimentos, principalmente na área de Dentística Restauradora em pacientes oncológicos. O projeto objetiva ampliar os atendimentos de pacientes portadores dessas doenças, orientar os alunos nos procedimentos de exame clínico, complementares e cirúrgicos, visando ao diagnóstico e tratamento adequados. Os alunos de graduação bolsistas e voluntários do projeto reciclam todos os estudos realizados na graduação e, em alguns casos, despertam a vontade de realizar Iniciação Científica e Mestrado. Os demais profissionais da saúde realizam o tratamento dos pacientes com câncer bucal de forma integrada e humanizada. Como resultado social, o projeto atendeu pacientes portadores de patologia bucais de Araçatuba e região, em especial os portadores de neoplasias malignas da boca, sendo esta formada em sua maioria por pessoas com situação socioeconômica de carência. A primeira execução deste projeto foi há quatro anos, quando foram beneficiados 17 alunos de graduação, sendo seis com bolsa de extensão universitária (inicialmente três alunos foram contemplados e considerando que estes receberam bolsa de Iniciação Científica de agência de fomento à pesquisa, outros três alunos de graduação substituíram os três primeiros), nove alunos da pós-graduação e aproximadamente 600 pacientes portadores de patologia bucais de Araçatuba e região. Esse atendimento especializado no Centro evita que o paciente se desloque para cidades mais distantes em busca de tratamento especializado, bem como traz melhoria da sua qualidade de vida.

Palavras-chave


Neoplasias de cabeça e pescoço. Equipe de assistência ao paciente. Terapêutica.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.