Observatório da Gestão Pública

Camilla Silva Geraldello, Marcelo Fernandes de Oliveira, Fernando Fiamengui, Aubrey Renan Oliveira Leonelli, Annie Elissa Pollon Pelissari, Laila Monteverde, Thiago Ribeiro Vieira, Laura Christiane Torres, Juliana Borges Piassa, Ana Beatriz Baselice Pelicioni, Amanda Azevedo Bonome, Roberto Sabino Júnior

Resumo


O Observatório da Gestão Pública tem como objetivos centrais o desenvolvimento de instrumentos de tecnologias sociais da informação e de experiências institucionais no terceiro setor, que facilitem e viabilizem a prática do Controle Social e da Advocacia de Ideias e Projetos de Gestão Pública no âmbito do município de Marília/SP. Trata-se de uma ação efetiva, socialmente legítima e politicamente engajada para o convencimento da opinião pública dos benefícios da tomada de determinadas decisões para o bem comum, as quais deveriam ser adotadas pelos gestores públicos como ferramentas práticas no cotidiano da administração orientado a gerar bens coletivos e difusos no município, propiciando um espaço alternativo à elaboração e consolidação de projetos de cidade. Para tanto, realizamos diversas atividades. Entre elas, o acompanhamento do ciclo orçamentário do município, desde o momento em que as leis são elaboradas até suas aplicações; o acompanhamento das Sessões da Câmara de Vereadores, por meio da coluna "De Olho no Vereador", na qual a pauta da Câmara Municipal é colocada à disposição para download e os pontos mais importantes, como os projetos de lei e alguns requerimentos, são destacados e comentados, juntamente com vídeos de discursos dos vereadores com seus posicionamentos em cada votação; a divulgação e o acompanhamento das Audiências Públicas, dos Atos Oficiais, dos Processos Licitatórios, da Prestação de Contas, da entrega das Obras e da Prestação dos Serviços Públicos, etc. Este acompanhamento gera laudos técnicos e artigos sobre a legalidade e conformidade entre os diferentes processos da Administração Pública, que deve pautar-se nos princípios da economicidade e da qualidade, buscando sempre o bem comum do cidadão e maximizando a utilização dos recursos públicos oriundos do pagamento de tributos. Nossos laudos e análises são divulgados, com a ajuda das tecnologias de comunicação social, no site - www.observamarilia.org - e nas redes sociais, como Facebook e Twitter. O site possui diversas seções, tais como "Dossiês Temáticos", "Por Dentro do Estado", "De Olho no Vereador", "Você Sabia", "Crônicas". Nas redes sociais, procuramos informar e instigar a curiosidade das pessoas por meio de pequenas perguntas seguidas de sua resposta sobre fatos políticos relevantes da cidade. Nesta perspectiva, temos contribuído para o esclarecimento da população durante o processo de proposição e aprovação de diversas leis, elaborando análises que demonstram os impactos reais delas para a população e nossos "Dossiês Temáticos" foram incluídos nas investigações dos Ministérios Públicos Estaduais e Federais sobre os temas.

Palavras-chave


Controle social. Advocacia de ideias. Marília. Corrupção.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.