As jovens rurais que estudam na ETEC Jales (SP): relações familiares e projetos de vida

Ana Heloisa Maia, Antonio Lázaro Sant'Ana, Gabriela dos Santos Souza, Flaviana Cavalcanti da Silva

Resumo


Diversos estudos têm revelado que há uma tendência do jovem rural em sair do campo em busca de melhores oportunidades na cidade, principalmente as jovens. Este artigo visa analisar os fatores que influenciam a permanência ou a desvinculação do trabalho na terra por parte das jovens, filhas de agricultores familiares e alunas da Etec Jales (SP), com base nas relações familiares, no estudo e seus planos futuros. Foi aplicado um questionário às alunas da Etec Jales, com questões específicas dirigidas às alunas ligadas à agropecuária, visando caracterizar a família e a unidade de produção agropecuária, além de informações sobre o trabalho, o estudo, o lazer e as demais atividades realizadas pelas jovens, sua participação nas decisões familiares relativas à unidade agropecuária familiar; seus planos e projetos de vida. Aos pais das alunas foram abordadas questões relativas à Etec Jales, o que pensavam do futuro das filhas e da sucessão da propriedade, além de buscar avaliar o grau de satisfação dos pais em relação ao trabalho e à vida rural. Pode-se verificar que as jovens estudantes da Etec Jales têm no prolongamento da escolarização a busca por melhores condições de vida, assim as mesmas não têm a intenção de assumir a propriedade dos pais e seus planos futuros se remetem a fazer um curso superior ou conseguir um emprego fora do meio rural. Este fato pode comprometer a reprodução da agricultura familiar, sendo necessárias políticas públicas que incentivem a ampliação da autonomia dessas jovens no meio em que vivem.

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DOI: https://doi.org/10.32929/2446-8355.2015v24n3p345-360

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