Aspectos socioeconômicos e de comercialização dos vendedores de hortaliças do lado brasileiro da tríplice fronteira (Brasil-Peru-Colômbia)

Jean Paulo de Jesus Tello, Érica Inês Almeida de Souza, Felipe Rodrigues Costa Feitosa, Janiquelle da Silva Rabelo, Marcelo de Almeida Guimarães

Resumo


Produção e comercialização são fatores limitantes no comércio de hortaliças no estado do Amazonas. Estudos com caracterização comercial são fundamentais na compreensão do fluxo de produtos, e assim satisfazer a necessidade do consumidor final. Com isso, se objetivou levantar o perfil socioeconômico dos vendedores e caracterizar a comercialização de hortaliças nos principais pontos comerciais de Tabatinga - AM. Foram aplicados questionários socioeconômicos aos vendedores hortícolas em quatro diferentes pontos de comercialização do município. Com base nos dados coletados, observou-se que 71% são mulheres; 30% têm de 31 a 40 anos; 52% são estrangeiros; 88% moram no Brasil; 87% tem algum grau de escolaridade; e para 60% dos entrevistados a feira é a única fonte de recurso financeiro. Quanto aos produtos comercializados, 90,36% são legumes, 6,29% condimentos e 3,35% verduras; os pontos comerciais 2, 3 e 4 adquirem seus produtos por meio do atacado; e 55,55% das espécies são provenientes de dois ou três países. Conclui-se que os feirantes têm entre 22 e 40 anos, são mulheres, estrangeiros residentes no Brasil, possuem ensino fundamental e a maioria não possui renda extra. Legume foi a hortaliça com maior quantidade, com destaque para cebola e batata, sendo a maioria importada de mais de um país.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.32929/2446-8355.2015v24n3p275-288

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Cultura Agronômica: Revista de Ciências Agronômicas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Cultura Agronômica
Ilha Solteira - SP
E-ISSN 2446-8355
E-mail: rca.feis@unesp.br
    
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.