RELAÇÃO ENTRE TRANSTORNO DO CICLO VIGÍLIA-SONO E TRABALHO NOTURNO: DESAFIOS À SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHOR

Andréa Carolina Benites, Iara Sigaud Camargo, Edward Goulart Júnior, Mário Lázaro Camargo

Resumo


O trabalho e a organização laboral influenciam a evolução do processo saúde-doença estabelecendo um nexo causal da doença com o trabalho. O presente estudo teve por objetivo verificar a presença do transtorno do ciclo vigília-sono devido a fatores não orgânicos, identificando possíveis efeitos na saúde física, mental, no social e nas relações familiares de dez vigias noturnos de uma instituição pública de ensino superior. Verificou-se que 80% dos entrevistados apresentaram um ou mais dos sintomas que correspondem aos critérios para o diagnóstico. Salienta-se a necessidade de diagnóstico especializado, acompanhamento médico, psicológico e social para esta população.

Texto completo:

PDF

Referências


FIORELLI, J. O. Psicologia para Administradores: integrando teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2001.

GEMELLI K. K.; HILLESHEIN, E. F.; LAUTERT, L. Efeitos do trabalho em turnos na saúde do trabalhador: revisão sistemática. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre, dez, v. 29, n. 4, p. 639-46, 2008.

MINAYO-GOMEZ, C.; THEDIM-COSTA, S. M. F. A construção do campo da saúde do trabalhador: percurso e dilemas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.13, supl. 2, p. 21-32, 1997.

MINISTÉRIO DE SAÚDE DO BRASIL. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde. Org. Elizabeth Costa Dias e col. Brasília: Ministério da Saúde do Brasil, 2001.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. CID 10. Classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde. 10 ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 1997.

RÉGIS FILHO, G. I. R. Síndrome da Má-adaptação ao trabalho em turnos: uma abordagem ergonômica. Rev. Produção, abril, v.11, n. 2, 2002.

SADOCK, B. J.; SADOCK, V. A. Compêndio de Psiquiatria. São Paulo, 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SELIGMANN-SILVA, E.; BERNARDO, M. H..; MAENO, M.; KATO, M. O mundo contemporâneo do trabalho e a saúde mental do trabalhador. Rev. Bras. Saúde Ocupacional. São Paulo, v. 35, n. 122, p. 187-191, 2010.

SIMÕES, M. R. L.; MARQUES, F. C.; ROCHA, A. M. O trabalho em turnos alternados e seus efeitos no cotidiano do trabalhador no beneficiamento de grãos. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 18, n. 6, nov-dez, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.