SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO: UM ESTUDO EM EMPRESAS DE ELEMENTOS PRÉ-MOLDADOS DE CONCRETO DE PRESIDENTE PRUDENTE

Juliana Furtado Arrobas Martins, Carolina Da Dalto, Cesar Fabiano Fioriti, Fernando Sérgio Okimoto

Resumo


Este estudo teve como objetivo abordar o contexto em que se inserem as práticas de segurança e saúde do trabalhador, em seis empresas produtoras de elementos pré-moldados de concreto de Presidente Prudente - SP. A avaliação da performance das empresas analisadas foi estabelecida através da realização de estudo exploratório descritivo, a partir de observação in loco. Os resultados apontam que mesmo com uma legislação trabalhista e normas regulamentadoras para proteger a segurança e a saúde dos trabalhadores de diversas áreas de atuação, assim como na construção civil, ainda existe a falta de informação nos locais de trabalho, ausência de equipamentos de proteção individual, planejamento não eficiente de layout, problemas com iluminação, assim como no ambiente térmico, no piso, com ruídos e insalubridade. Esses resultados levam a um melhor entendimento das condições laborais na quais estão inseridos os trabalhadores indicando, também, a importância de se discutir com frequência a segurança dos mesmos, envolvendo não apenas empresa e trabalhadores nesse contexto, mas governo, sindicatos e sociedade.


Texto completo:

PDF

Referências


ALI, S. A. Dermatoses ocupacionais. Ministério do Trabalho e Emprego. 2ª ed. São Paulo: Fundacentro, 412p. 2009.

ALVES, L. G. O. S. P. Percepção do perfil de acidentabilidade em empresas terceirizadas: estudo de caso. 120p. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2003.

ARAÚJO, N. M. C. Proposta de sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho, baseado na OHSAS 18001, para empresas construtoras de edificações verticais. 204p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2002.

AUGUSTO JUNIOR, A. T.; SANTOS, K. A. T.; VENDRAME, F. C.; SARRACENI, J. M.; VENDRAME, M. C. R. Layout: A Importância de escolher o layout ideal devido à exigência no mercado competitivo. In: Encontro de Iniciação Científica do UNISALESIANO. Lins, Anais... Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, UNISALESIANO, 2009, 12p.

BARROS, M. M. S. B.; MELHADO, S. B. Recomendações para a produção de estruturas de concreto armado em edifícios. São Paulo. Projeto EPUSP/SENAI, 1998, 40p.

BISSO, E. M. O que é segurança do trabalho. 1. ed. São Paulo: Editora Brasilense, 1990.

BITENCOURT, C. L.; QUELHAS, O. L. G. Histórico da evolução dos conceitos de segurança. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 18, Niterói, Anais.... Niterói: ABEPRO, 1998.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, Diário Oficial da União, 5 de outubro de 1988, 292p.

BRASIL. Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977. Altera o Capítulo V do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho, relativo à segurança e medicina do trabalho e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder executivo, Brasília, DF, 23 de dezembro de 1977.

BRASIL. Ministério do Trabalho. Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SSST). Equipamento de Proteção Individual (EPI) – NR-6. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, 1978.

DALCUL, A. L. P. C. Estratégia de prevenção dos acidentes de trabalho na construção civil: uma abordagem integrada construída a partir das perspectivas de diferentes atores sociais. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

FIESP – FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Legislação de segurança e medicina no trabalho. 2003. Disponível em: . Acesso em: 12 junho, 2013.

MAIA, P. A. Estimativa de exposições não contínuas a ruído: Desenvolvimento de um método e validação na construção civil. 215p. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade de Campinas – UNICAMP, Campinas, 2001.

OLIVEIRA, C. A. D. Segurança e medicina do trabalho: guia de prevenção de riscos. 1. ed. São Caetano do Sul: Yendis Editora, 2009.

REIS, R. S. Segurança e medicina do trabalho: normas regulamentadoras. 7. ed. São Caetano do Sul: Yendis, 2010.

SERRA, S. M. B., FERREIRA, M. de A., PIGOZZO, B. N. Evolução dos pré-fabricados de concreto. In: Encontro Nacional de Pesquisa-Projeto-Produção em Concreto Pré-Moldado, 1º. São Carlos. Anais... Escola de Engenharia de São Carlos, EESC-USP, 2005, CD ROM.

SILVA, F. P.; MENDONÇA, T. M. Segurança do trabalho: um estudo em uma empresa da construção civil na cidade de Maceió. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 9º. Maceió. Anais... Associação Educacional Dom Bosco, AEDB, 2012, CD-ROM.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.