PRINCIPAIS PROBLEMAS PSICOLÓGICOS ENFRENTADOS NO AMBIENTE DE TRABALHO NA PÓS-MODERNIDADE

Ana Cláudia Fagundes Miguel de Souza, Helen Paola Vieira Bueno

Resumo


Esta entrevista aborda o tema saúde mental do trabalhador e suas interfaces relacionadas ao processo saúde-doença ocupacional, relação família-trabalho, patologias mentais encontradas nos trabalhadores, diferenciação entre LER/DORT e categorias profissionais mais vulneráveis às doenças mentais. Discute-se também, fatores nocivos à saúde do trabalhador, destacando a depressão, o estresse ocupacional e o assédio moral, como principais transtornos ocorridos no ambiente de trabalho na pós-modernidade. Por último, são apresentados os aspectos socioeconômicos e organizacionais e os tipos de estratégias de enfrentamento encontradas na literatura sobre o tema.


Texto completo:

PDF

Referências


BORGES, L. O.; GUIMARÃES, L. A. M.; SILVA, S. S. Diagnósticos e promoção da saúde psíquica no trabalho. In: BORGES, L. O.; MOURÃO, L. O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2013, p. 581-618.

PASCHOAL, T.; TAMAYO, A. Ergonomia, Estresse e Trabalho: validação da escala de estresse no trabalho. Revista de Estudos em Psicologia, Brasília, v. 9, n. 1, Jan. 2004. Disponível em: . Acesso em: 13 jan. de 2016.

HIRIGOYEN, Marie-France. Assédio moral: a violência perversa no cotidiano. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.