AVALIAÇÃO DE RISCOS DE UMA EMPRESA DE EMBALAGENS DE MADEIRA

Enos de Oliveira Junior, Flavia Souza e Silva de Almeida, Luiz Carlos Morrone

Resumo


Introdução: O beneficiamento de madeira traz diversos riscos à saúde dos trabalhadores. Altos índices de acidentes de trabalho acompanham toda a cadea produtiva da madeira. O pó da madeira é um alérgico para pele, conjuntiva e trato respiratório. O risco do ruído elevado que pode levar a diversas patologias além da perda auditiva e o sistema osteomuscular pode ser prejudicado quando existe sobrecarga física. Objetivo: Analisar criticamente as condições de higiene ambiental, saúde dos trabalhadores e os riscos ocupacionais do setor de produção de uma empresa de embalagens de madeira. Método: Foram realizadas visitas ao local de trabalho para avaliação ambiental, observação, anotações, registros fotográficos, avaliação ergonômica e consultas médicas foram realizadas. Resultados: Houve evidências de deposição de pó de madeira no setor de produção; as medidas de particulado ambiental inalável mostraram resultados de 4,0mg/m³, 3,6mg/m³ e 2,0mg/m³ respectivamente para os postos de serra, plana e gabaritos dos paletes; algmas máquinas não tinham proteção adequada e relatos de acidentes de trabalho foram identificados. Conclusão: Um dos aspectos de maior relevância foi o excesso de pó de madeira presente no ambiente ocupacional, ultrapassando os limites de exposição da ACGIH de 1mg/m³. Adidentes de trabalho são causa comum de lesões graves em empresas que utilizam maquinário pesado como serras e plainas. Neste estudo foi verificado o risco de acidentes no ambiente de trabalho e comprovada a ocorrência destes através do exame físico dos trabalhadores.

 


Texto completo:

PDF

Referências


- Bahia SHA. Câncer e Exposições Ocupacionais no Setor Madeireiro, na Região Norte do Brasil. Belém: Universidade Federal do Pará; 2001.

- Santos MAS, Santana AC. Concentração e poder de Mercado das empresas de artefatos de madeira do Estado do Pará. XXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. (Ouro Preto) 2003 Out. Disponível em: http://www.bancoamazonia.com.br.

- Curi WJ, coordenador. Fortalecimento do setor madeireiro. Porto Velho: Federação das Indústrias do Estado de Rondônia; 2000.

- Organização Internacional do Trabalho (OIT). Encyclopaedia Of Occupational Health and Safety. 4ª ed. Geneva; 1998

- Souza V, Blank VLG, Marino Calvo MC. Cenárioa típicos de lesões decorrentes de acidentes de trabalho na indústria madeireira. Revista de Saúde Pública. (São Paulo) 2002 Dec; 26(6).

- Moreno Maturana G, Ackerknecht Ihl C. Enfermedades Profesionais em La Industria de La Madera. Ciencia e Trabalho. 2005 Oct; 7(18): 127-131.

- Gómez-Yepes ME, Cremades LV. Análisis de La Incidencia de Patologias Respiratorias por Exposición al Polvo de Madera em los Carpinteros Del Quindío. Ciencia e Trabajo. (Colombia) 2010; 12(38): 433-439.

- Fiedler NC, Menezes NS, Azevedo INC, Silva JRM. Avaliação Biomecânica dos Trabalhadores em Marcenarias no Distrito Federal. Ciência Florestal. (Santa Maria) 2003; 13(2): 99-109

- Davies HW, Teschke K, Kennedy SM, Hodgson MR, Demers PA. Occupational Noise Exposure and Hearing Protector Use in Canadian Lumber Mills. Journal of Occupational and Environmental Hygiene. 2008 Nov; 6(1):32-41.

- Pignati WA, Machado JMH. Riscos e agravos à saúde e à vida dos trabalhadores das indústrias madeireiras de Mato Grosso. Ciência e saúde coletiva. (Rio de Janeiro) 2005 Dec; 10(4).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.