A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO: UMA AGENDA CONTEMPORÂNEA PERMEADA PELO PASSADO

Danielle Vargas Silva, Rafael Lopes Ferreira

Resumo


O projeto apresenta a proposta da construção do sujeito-ecológico a partir da educação ambiental, como estratégia socioambiental. Para atingir este objetivo é necessário entender o processo histórico da pauta em defesa do meio ambiente que, didaticamente, podemos colocá-la na pauta global, a partir da revolução industrial e o processo de globalização, que gera uma cultura de produção em massa e consumismo. A questão social e a identidade é volúvel a estes fenômenos e se desenvolve no dia-a-dia. Para alcançar estes objetivos utilizamos os métodos bibliográfico e documental tendo em vista as situações que estão expostas no cotidiano. Proporcionando considerar que o sujeito ecológico está sendo formado neste cotidiano, através de várias atitudes e influências, internas e externas, e que são interiorizadas pelo ser humano que processa e reflete na sociedade. A identidade social é construída, a partir, da identidade pessoal e abarca influência de diversas culturas, principalmente se considerarmos o movimento da globalização e sua atuação na contemporaneidade.


Texto completo:

PDF

Referências


BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. 33. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011. 248 p.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CIAMPA, Antonio da Costa. A estória de Severino e a história da Severina: um ensaio de psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 2007. 242 p.

DESCHAMPS, Jean-Claude; MOLINER, Pascal. A identidade em psicologia social: dos processos identitários às representações sociais. Tradução de Lúcia M. Endlich Orth. Petrópolis/RJ: Vozes, 2009. 198 p. (Psicologia social).

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Tradução de Fanny Wrobel. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. 323 p. (Antropologia social).

______. Nova luz sobre a antropologia. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. 247 p. (Antropologia social).

IANNI, Octavio. Teorias da globalização. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997. 225 p.

IPEA. Diagnóstico dos resíduos sólidos urbanos. Relatório de pesquisa. 2012. Disponível em: . Acesso em: 29 out. 2013.

RUBIN, Charles. Lixo eletrônico. Pré-Univesp, São Paulo, n. 15, out. 2011. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2013.

______. Números de reciclagem no Brasil. Pré-Univesp, São Paulo, n. 15, out. 2011. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2013.

SAUVÉ, Lucie. Educação ambiental e desenvolvimento sustentável: uma análise complexa. Disponível em: . Acesso em: 19 jun. 2013.

______. Educação ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322, 2005. Disponível em: . Acesso em: 19 jun. 2013.

SILVA, Daniel Branchini. A identidade do empreendedor social. 2008. 157 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.